Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A alegria e os cuidados na volta das aulas presenciais da educação infantil em Imigrante
A volta as aulas presenciais da educação infantil em Imigrante ocorreram na segunda-feira, dia 25 de janeiro, mas a preparação e a preocupação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo já vem sendo pauta desde o ano passado.
Para que os pais, crianças e a equipe de trabalho ficassem seguros diversas ações foram realizadas como reuniões com a direção de escolas, encontros com as monitoras e os pais, até a reorganização dos espaços. Tudo foi pensado para que as crianças pudessem voltar a ter o convívio com colegas e o aprendizado da educação infantil fosse retomado.
Os primeiros dias do “novo normal” serviu para matar a saudade, reencontrar os amigos e os professores, conferir os protocolos de cuidados e buscar a readaptação da rotina. Para se adequar aos protocolos de saúde com a redução de 50% do atendimento, as crianças foram divididas em turnos, algumas têm aula na parte da manhã, outras no período da tarde. Este escalonamento foi planejado conforme a disponibilidade das famílias.
Nas salas de aula os materiais de difícil desinfecção foram guardados, pois haverá muito mais cuidado com a limpeza dos ambientes no dia a dia. A Secretaria disponibilizou diversos itens de higiene e limpeza nas salas, e álcool gel e tapetes de desinfecção estão logo na entrada dos educandários.
Nas salas de aula, na medida do possível, cada criança ficará em um tatame, pela necessidade do distanciamento entre as elas. Há também cuidados com os horários de entrada e de saída, além de rotas diferentes para turmas diferentes, evitando o contato. As monitoras trabalharão de avental e máscara, e para completar, antes de cada turno, alunos e servidores tem a sua temperatura aferida, em caso de febre leve ou alta, são dispensados.
Mesmo com todos os cuidados, o retorno é facultativo para as crianças, e os pais das crianças que frequentarem as aulas deverão assinar o termo de responsabilidade e consentimento.
Confira os protocolos:
Não haverá atendimento integral, ou seja, a criança permanecerá na Escola apenas um turno.
Cada turma será organizada de modo que 50% dos alunos sejam atendidos no turno da manhã e os demais no turno da tarde.
Os horários de atendimento serão: MANHÃ: 6h45min – 11h50min e TARDE: 12h45min – 17h50min.
Será aferida a temperatura de todos que entrarem na instituição escolar.
Ao aferir a temperatura igual ou superior a 37,8 graus (ou apresentar sintomas gripais), a orientação indicada é o acompanhamento dos sintomas e a busca do serviço de saúde. Os responsáveis pelos alunos serão chamados e deverão comparecer imediatamente à escola para buscar seu filho e realizar os devidos encaminhamentos.
O acesso de pais e/ou responsáveis ao interior das dependências da instituição de ensino deverá ser evitado, assim como a aglomeração de pessoas na entrada e saída.
Em cada turno de atendimento haverá dois momentos de refeições.
É obrigatório o uso de máscara de proteção facial pelos adultos que frequentam e se dirigem à escola.
Deverá ser evitado, sempre que possível, o compartilhamento de equipamentos, materiais didáticos e brinquedos.
Comportamentos sociais, tais como aperto de mãos, abraços e beijos, deverão ser evitados.
As famílias têm a obrigação de preencher um termo de responsabilidade e consentimento, autorizando o aluno a frequentar as aulas de forma presencial, conforme cronograma encaminhado pela Escola.
Eventualmente o atendimento presencial poderá ser suspenso em virtude de alterações nos protocolos de distanciamento social estabelecidos pelo governo estadual e/ou municipal.
.
.
.
.