Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Imigrante tem 17 casos ativos de Covid-19
Os números de pessoas ativas para o Covid-19 está subindo em números alarmantes em Imigrante e na região. Os casos já chegam perto do recorde registrado no final do mês de novembro, quando eram 18 casos ativos. Além dos 17 positivos, há 39 casos suspeitos.
Conforme a Coordenadora de Saúde Viviane Franz Stevens em reunião realizada online com os Secretários de Saúde, todos os municípios estão registrando aumento de casos, principalmente entre os jovens, e que precisam de internação hospitalar. “A situação está se agravando, e o número de casos já supera o início da pandemia. Há poucos leitos UTI disponíveis no Vale do Taquari, e inclusive, já se estuda um novo lockdown, com a Bandeira Preta” destacou.
A Secretária da Saúde e Assistência Social Joice Cristina Horst, que assumiu a pasta hoje, cita que a secretaria adotará diversas medidas para prevenir a disseminação do coronavírus. Na próxima semana (22/02 a 26/02) todos os atendimentos nos Postos de Saúde serão reduzidos, e serão atendidos somente casos de urgência e emergência. As consultas e atendimentos eletivos devem retornar no início de março, se a situação se normalizar. A Sala de Vacinas também ficará fechada na próxima semana para vacinas de rotinas. A vacinação contra o Covid segue sendo realizada para idosos com mais de 85 anos.
Da mesma forma, é solicitado que o plantão de saúde, que funciona após o expediente e em finais de semana, deve ser utilizado somente em caso de urgência e emergência, para não sobrecarregar o Hospital Estrela, e evitar que pacientes tenham contato com pessoas positivadas assintomáticas.
Os pacientes com dúvidas e informações sobre o Coronavírus devem usar os telefones das unidades de saúde, 3754 1031 (Centro de Saúde) 3754 2006 (Posto de Saúde de Daltro Filho); 98118 0617 (Plantão de Saúde); 98315 0166 (WhatsApp Covid).
Não serão atendidas ligações telefônicas pelo WattsApp Covid. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 21h, pela equipe da Secretaria da Saúde. Dúvidas fora do horário de expediente, serão esclarecidas logo que visualizadas. Em caso de urgência nos horários onde não há o atendimento via WhatsApp Covid, o paciente deve contatar o Plantão da Saúde.
Orientações da Secretaria da Saúde:
Adotar distanciamento social mínimo de 1,5 metro;
Evitar contato próximo com indivíduos que estão no grupo de risco e com aqueles que apresentem sinais ou sintomas da doença;
Lavagem frequente das mãos, especialmente depois de manusear qualquer objeto que vem de fora e após tossir ou espirrar;
Praticar etiqueta respiratória: cobrir nariz e boca quando tossir ou espirrar e descartar os lenços utilizados na higiene nasal;
Não tocar o rosto;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos;
Evite tocar em superfícies compartilhadas, como corrimões e maçanetas;
Manter os ambientes limpos e ventilados;
Evitar ir aos Postos de Saúde e Hospitais se não for caso de urgência ou emergência;
Diante de sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, procurar atendimento médico imediatamente.
.
.
.
.