22 famílias da Linha Herval passam a ter água potável em suas torneiras
22 famílias da Linha Herval passam a ter água potável em suas torneiras
As 22 famílias da Associação de Água da Linha Herval, em Imigrante, passarão a ter a partir desta semana a ter água potável em suas torneiras. A Prefeitura Municipal de Imigrante auxiliou os moradores na colocação de 250 metros de canos de água, que ligarão a rede antiga, a um novo poço perfurado na propriedade dos sócios Fabiano Goldmeier e Lucas Sommerfelt. Eles irão ceder a água gerada pelo poço, até que a Administração Municipal possa trabalhar na liberação de recurso junto a Funasa e concretizando o projeto em análise da Associação. Para amenizar os custos, os moradores realizarão o pagamento do custo da energia elétrica consumida no bombeamento da água.
A obra de instalação dos canos foi finalizada neste domingo, dia 11 de julho, por servidores da Secretaria de Obras e por moradores associados. Nesta semana os novos canos serão interligados à rede antiga.
O problema de abastecimento de água para essas famílias já se arrasta há anos. Apesar de terem a rede de água instalada, não há um poço artesiano perfurado, e a água que percorria esta rede vinha de nascentes. A água era salobra, e principalmente em dias chuvosos, não podia ser consumida.
O Prefeito Germano Stevens agradeceu aos sócios Fabiano e Lucas pela cedência da água, até que o problema seja resolvido definitivamente. “Sabemos da importância da água para a qualidade de vida principalmente neste período de pandemia. O acesso à água potável é um direito fundamental a todo cidadão, não podemos aceitar que em 2021 ainda temos problemas com abastecimento de água para as famílias. Seguiremos trabalhando firme para que este problema e outros que temos em nosso município sejam resolvidos, e que todos tenham água limpa em suas torneiras. Trabalharemos incansavelmente e sempre para a melhoria de vida das pessoas” destacou.
Solicitação de perfuração dos poços
A solicitação de perfuração de poços para a rede de água de Linha Herval e Linha Imhoff estavam na Funasa desde 2020. A primeira tratativa para o andamento dos projetos foi realizado pelo Prefeito Germano Stevens, em audiência com o Líder do Governo no Congresso, o Senador Eduardo Gomes. Há dois projetos de perfuração de poços esperando liberação junto a Funasa. Um projeto contempla a comunidade da Linha Imhoff, no valor de R$ 250 mil e o projeto da comunidade Herval, que prevê perfuração e a rede de água é de R$ 860 mil.
Já no mês de junho, em Porto Alegre, o Prefeito e a Bancada do PP se reuniram com a Secretária Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) Silvana Covatti, para agilizar o andamento dos projetos, visto que o problema destas comunidades se agrava com a estiagem.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.