O dentista da Secretaria Municipal da Saúde, André Felipe Grassi Capalonga, iniciou o cronograma de avaliação pediátrica nas escolas de educação infantil e fundamental de Imigrante. O cronograma de visitas iniciou na sexta-feira, dia 16 de julho, na EMEF Ernesto Alves, da Seca Baixa, e segue para as demais instituições de educação em agosto.
Os alunos passaram por uma avaliação bucal, visando prevenção da doença de cárie dental, e caso seja necessário realizar algum procedimento, a ACD realiza o encaminhamento para que os pais levem os filhos à UBS.
Com esse trabalho nas escolas, as crianças acabam perdendo o medo de ir ao dentista, e são orientados pelo profissional a realizarem a correta higiene dentária com o uso da pasta, escola e fio dental.
Segundo Capalonga, outra forma de estimular o hábito da escovação é fazer as crianças verem os adultos escovando os dentes. Por isso a orientação aos pais, é que eles criem esse hábito em casa, sempre após as refeições, visando à melhoria da saúde bucal de toda a família.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.