Curso envolve profissionais de Westfália e Imigrante e busca contribuir para uma formação adequada e ética da Ação Conselheira
Para oferecer a formação continuada dos conselheiros tutelares, os municípios de Westfália e Imigrante firmaram parceria na promoção de capacitação dos profissionais. Sediado em Westfália, o curso teve início na terça-feira passada, dia 20 de julho, prosseguiu na quinta-feira, dia 22, e tem continuidade nesta terça-feira, dia 27, e na próxima quinta-feira, dia 29.
Coordenada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Lajeado, a formação tem, na programação, as seguintes temáticas: novos desafios impostos pela pandemia; relação Conselho Tutelar e escola, antes, durante e pós-pandemia (FICAI, encaminhamentos da indisciplina, comunicação de casos de violação de direitos); fortalecimento da Rede de Proteção; formas de encaminhamentos junto à Rede; e discussão de casos com embasamento legal.
Como docente, a capacitação tem a advogada colaborativa Patrícia Busnello Viana de Oliveira. O curso tem, ainda, a finalidade de preparar conselheiros tutelares para articularem, de forma assertiva, com os serviços e programas existentes, por meio do diálogo permanente com os demais atores do Sistema de Garantias de Direitos, permitindo que crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos e sejam cuidados de forma plena e digna como seres em peculiar condição de desenvolvimento.
Em forma de parceria, a formação também possibilita a troca de experiências entre os conselheiros tutelares dos dois municípios. A promoção da capacitação é uma ação liderada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.