De 21 a 28 de agosto, comemora-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, aprovada pela Lei nº 13.585, de 26 de dezembro de 2017. O intuito é sensibilizar governos e comunidades acerca das potencialidades desse público e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.
Com o objetivo de promover a conscientização social a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Imigrante preparou conteúdos sobre o tema, que serão disponibilizados nas redes sociais do Município durante esta semana. A campanha terá como slogan “Diversidade é convidar para a festa. Inclusão é chamar para dançar”.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.