Elevar a autoestima, promover a socialização, a troca do saber e de experiências estão entre os principais objetivos do Grupo de Idosos do Cras de Imigrante, que desde o início da pandemia, estava com os seus encontros suspensos.
Na última quarta-feira, dia 18 de agosto, as atividades que são oferecidos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tiveram reinicio respeitando todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus. As voluntárias Katia Haberkamp e Rafaela Trapp cantaram algumas músicas para a recepção das participantes. Elas também receberam uma linda lembrança confeccionada pela servidora Marci.
Atualmente 10 mulheres participam dos encontros que irão ocorrer quinzenalmente no Cras e conta com transporte vindo de todas as localidades. O grupo, que é coordenado pela Psicopedagoga Fabiana Christ.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.