Conselho do Idoso realiza primeira reunião de 2021
Conselho do Idoso realiza primeira reunião de 2021
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Imigrante realizou na quinta-feira, dia 02 de setembro a primeira reunião presencial depois de todos os Conselheiros receberem a segunda daose da Vacina contra o Covid. O encontro ocorreu na EEEM 25 de Maio.
As representações do Conselho são designadas pela Portaria 088/2021. Participam do Conselho os representantes das seguintes entidades: Emater, STR e Grupos de Idosos. Dos órgãos governamentais os representantes são da Secretaria da Saúde e Assistência Social, da Secretaria da Administração, Planejamento e Finanças, da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo e da Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. As reuniões deste conselho serão realizadas bimestralmente.
O conselho, além de acompanhar a implementação das políticas relacionadas à pessoa idosa, recomenda ao Poder Executivo Municipal a criação de ações para o aprimoramento da rede de atendimento e o direcionamento de serviços ou programas para a população idosa do município.
Segundo o Estatuto do Idoso, as competências dos Conselhos dos Direitos do Idoso são “a supervisão, o acompanhamento, a fiscalização e a avaliação da política nacional do idoso, no âmbito das respectivas instâncias político-administrativas”.
Neste primeiro encontro, os conselheiros analisaram o regimento interno e debateram algumas das algumas ideias, sugestões e necessidades das pessoas idosas.
Também foi realizada a eleição da diretoria, na qual foram eleitos Werner Wilson Prediger como presidente, Ione Lindner como vice-presidente, Mayra Pfluckseder Hausmann como secretária e Rejane Maria Schäfer Abreu como segunda secretária.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.