Você sabe o que fazer e como agir em caso de emergência?
Você sabe o que fazer e como agir em caso de emergência?
Um acidente de trânsito ou um acidente doméstico são situações que podem causar pânico, principalmente porque envolvem a nossa saúde ou a de terceiros. Contudo, saber o que fazer nessas situações é essencial, já que o atendimento inicial pode fazer toda a diferença.
Ao se deparar com uma condição de urgência e emergência, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o telefone de plantão da Secretaria da Saúde de Imigrante. O município de Imigrante possui atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min até às 18h no Centro de Saúde, e após este horário, o atendimento é realizado através do Plantão de Saúde. Já das 17h de sexta-feira, até às 7h30min de segunda-feira, os atendimentos são realizados por empresa terceirizada, com atendimento de motorista e profissional de enfermagem. Ambos os atendimentos são acionados pelo número de plantão (51) 98118 0617.
Um atendimento de urgência e emergência começa a partir do chamado telefônico. Por isso, durante a ligação, mantenha a calma e informe ao profissional o ocorrido.
Lembre-se de fornecer algumas informações básicas como:
- Seu nome
- Descrição do ocorrido: informando a noção exata da gravidade da situação, deixando claro, caso alguém precise de atendimento muito urgente.
- Localização exata onde o paciente precisa de socorro(com pontos de referência).
É muito importante que estas informações sejam fornecidas de maneira rápida e clara, para que os profissionais possam identificar a classificação de risco e o tipo de socorro mais adequado, além de acionar ajuda dos Bombeiros Voluntários quando necessário.
Até a chegada da equipe tente tranquilizar a vítima. Caso seja um acidente em via pública, procure manter o local isolado e devidamente sinalizado, para que não ocorram novos acidentes.
Embora nossa primeira reação seja a de tentar ajudar a vítima, é importante ter em mente que uma situação de emergência pede o auxílio de profissionais treinados. Dessa forma, a sua principal função nesse momento é chamar o atendimento de emergência e dar apoio emocional para essas vítimas.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.