Alunos imigrantenses têm projetos classificados para a Feira de Ciência da Univates
Alunos imigrantenses têm projetos classificados para a Feira de Ciência da Univates
Nos dias 28 e 29 de outubro, a Univates sedia palco da 3ª Feira Estadual de Ciências Univates e da 10ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa e tecendo redes interdisciplinares. A feira irá ocorrer na modalidade virtual, tendo em vista as limitações sanitárias impostas pela pandemia da COVID-19. De Imigrante foram selecionados cinco projetos que serão exibidos. Esta é a primeira vez que um projetos dos anos inciais é selecionado.
Concebidas como um espaço que promove aprendizagens diferentes da sala de aula, as Feiras têm como objetivo fomentar a difusão e a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico em diferentes áreas do conhecimento, valorizando a interação dos objetos de estudo com as demandas socioambientais e tecnológicas em uma perspectiva inclusiva, empreendedora e interdisciplinar.
As Feiras têm como público-alvo estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico, estimulando (opcionalmente) a participação de estudantes de graduação como voluntários nos projetos.
Da EMEF Santo Antônio foi selecionado o Projeto “Qual o melhor solo para o plantio?” dos estudantes do 3º ano – Ensino Fundamental Emanueli Hofler, Pietra Carniel e Priscila Compagnoni. A orientadora é a professora Cátia Eloísa Brackmann e coorientadora a professora Carla Klein Camilo. O projeto teve o objetivo de investigar em qual tipo de solo (arenoso, argiloso ou humano) as plantas se desenvolvem melhor. Os alunos plantaram sementes de milho e feijão. Ao final de 4 semanas de observações e registros, concluíram que o solo humoso contém mais nutrientes e por isso, é o melhor para o plantio. Apresentação dia 28/10 das 14h ás 18h pelo endereço eletrônico Meet: ujo-agnw-jio (google.com)
O segundo projeto da Santo Antônio foi o “Luz e cores da natureza” dos estudantes do 9º ano – Ensino Fundamental Isadora Rabaioli, Kathussa Gabriely Martin e Tatieli Carminati. A orientadora é professora Cátia Eloísa Brackmann e coorientadora a professora Júlia Brune. No estudo de luz e cores, investigou-se a coloração dos elementos da natureza. Durante as aulas, os alunos compreenderam que a luz branca ( como a do sol) é composta por todas as cores, e que de acordo com a composição atômica dos materiais, a luz branca reflete as diferentes cores que escolhemo. Apresentação dia 29/10 das 8h30 às 11h30min pelo endereço eletrônico Meet: vza-zmgg-osy (google.com)
Da EMEF Arco Íris foram selecionados três projetos, todos orientados pela professora Daiana Inês Schneider. O projeto “As águas do município de Imigrante” é dos estudantes Brenda Kaplan, Murillo Stiegemeier e Suelen Machado. Após coleta de água em vários pontos da cidade, as amostras de água foram analisadas ao microscópio. As águas de arroio e de pântano foi onde se encontrou mais seres vivos, já a água tratada da torneira, foi a mais limpa. Apresentação dia 28/10 das 14h às 17h pelo endereço eletrônico Meet: jqv-yjpd-zpc (google.com)
“A opinião da comunidade sobre a vacinação contra COVID-19” é o projeto selecionado dos alunos Ana Júlia Lagemann, Sarah Birkheuer e Thamires Mollmann. Foram entrevistadas autoridades do município e 50 alunos da escola. A maioria da população é favorável à vacinação e vê como uma saída para a pandemia. Contudo, um número relativamente alto de alunos não acredita que a máscara seja importante. As opiniões dos entrevistados estão de acordo com os estudos científicos. Apresentação dia 29/10 das 8h30min até às 11h30min pelo endereço eletrônico Meet: cue-jqdr-vxx (google.com)
E o projeto “Formigas no pátio da escola” é o projeto dos estudantes Franciele Engster, Isabela Sostmeier e Wéliton Lappe. Fazendo uma busca no pátio da escola, encontrou-se 4 morfoespécies de formigas. Considerando outros trabalhos semelhantes, o número é muito baixo. Isso pode ocorrer pelo hábito das crianças destruírem formigueiros e poderia ser resolvido com um trabalho de conscientização. Apresentação dia 28/10 das 14h às 17h pelo endereço eletrônico Meet: hpu-akip-bqm (google.com)
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.