O verão está chegando e com ele o calor e os mosquitos, que além de nos causarem incômodo, ainda podem nos transmitir doenças perigosas, como a dengue, a Chikungunya e o Zika vírus. Nessa época do ano os insetos aumentam sua atividade e é imprescindível que tenhamos os cuidados necessários para evitar a proliferação de mosquitos em nossas casas. O mosquito Aedes aegypti coloca seus ovos em água parada, então para combatê-lo devemos tomar algumas precauções, como:
• Manter os pratos sob os vasos preenchidos com areia até a borda ou lavá-los a cada três dias;
• Usar somente vasos de planta com furos no fundo;
• Guardar recipientes (como garrafas, potes e baldes) com o gargalo para baixo e/ou ao abrigo de chuva;
• Manter os pátios limpos, sem lixo;
• Trocar a água e limpar as vasilhas dos pets diariamente;
• Manter as piscinas tratadas e limpas o ano todo;
• Desentupir as calhas.
É importante também atentar-se para que, ao encontrarmos um foco do mosquito em nossas casas, não basta esvaziar o recipiente! É necessário escová-lo com uma escova ou esponja, pois os ovos podem ficar por meses no recipiente seco, e, ao entrar em contato com água novamente, as larvas podem eclodir e transformar-se em mosquitos transmissores. O combate ao mosquito da dengue é uma atividade coletiva e depende de todos os membros da comunidade. Faça sua parte!
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.