Secretaria da Saúde terá Campanha para o Novembro Azul
Secretaria da Saúde terá Campanha para o Novembro Azul
A Secretaria da Saúde realiza uma ação voltada para a saúde do homem. Neste mês comemoramos o movimento Novembro Azul, que surgiu com o objetivo de alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
O câncer de próstata é responsável por 28,6% de mortes na população masculina que desenvolve a neoplasia maligna. Geralmente em fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, por isso a importância do rastreamento para o correto diagnóstico precoce e tratamento, além de ser um câncer com alta taxa de cura se descoberto em estágios iniciais.
A faixa etária que deve ser rastreada são homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (história familiar, obesidade, entre outros) ou 50 anos sem estes fatores. O rastreamento pode ser feito por meio no Toque Retal, Ultrassonografia, PSA (Antígeno Prostático Específico) e Biópsia de Próstata em casos específicos.
Para o diagnóstico precoce da doença serão realizadas durante o mês de novembro 30 inscrições gratuitas para homens que queiram realizar o exame PSA (exame de sangue). As inscrições devem ser realizadas presencialmente com Ana Patrícia, no Setor de Agendamentos do Centro de Saúde, onde deve ser retirada a autorização, que é fornecida na hora. Se o paciente estiver de jejum de 12 horas, poderá no mesmo dia (antes das 9h) realizar a coleta no laboratório.
Participe da campanha, todos da equipe de saúde estão à disposição para tirar qualquer dúvida sobre o assunto e sobre a importância de se cuidar. Informações pelo telefone 3754 1163.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.