Professora Paula fala sobre Anne Frank na EMEF Arco Íris
Professora Paula fala sobre Anne Frank na EMEF Arco Íris
Na semana passada um prazeroso momento de troca de experiências ocorreu entre os alunos do 9° ano da EMEF Arco Íris e a professora e advogada Paula Lutterbeck, interessada por História e admiradora de Anne Frank.
Durante uma hora de conversa, Paula expôs seus conhecimentos e suas vivências durante o período em que morou na Europa e teve a oportunidade de conhecer vários pontos turísticos. Dentre eles, ela destacou lugares onde aconteceram fatos marcantes durante a Segunda Guerra, campos de concentração, espaços transformados em memoriais de pessoas mortas durante o Holocausto. O momento mais aguardado foi quando ela falou sobre a visita feita ao Anexo Secreto, local que serviu de esconderijo durante os anos que a Família Frank, e outros amigos, foram perseguidos por serem judeus.
Segundo a professora o interesse pela história da 2ª Guerra Mundial e a história de vida da pequena Anne Frank surgiram de leituras realizadas por ela na época em que ainda frequentava a escola. “Felizmente, os caminhos diversos da vida me proporcionaram morar na Europa durante um tempo, e não perdi a oportunidade de transformar os sonhos de leitura em realidade”.
Nesta época, Paula visitou o Campo de Concentração de Bergen-Belsen, onde Anne e sua irmã morreram durante a Guerra, a cidade de Berlim que, por todos os lados, registra os fatos dos tempos da Guerra, e demais cidades alemãs.
Assim também fez em 2017, quando novamente foi pra Europa e se deslocou até a Holanda para visitar o Museu “Casa de Anne Frank”, na cidade de Amsterdã. Para a professora, a leitura e o conhecimento libertam e fazem os sonhos se tornarem realidade. “Para realizar, é preciso sonhar e para sonhar, precisamos ter uma imaginação fértil, a qual só um bom livro é capaz de despertar” ressaltou.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.