Realizado 1º Encontro da Alimentação Escolar de 2022
Realizado 1º Encontro da Alimentação Escolar de 2022
A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo realizou na terça-feira, dia 08 de fevereiro, o primeiro encontro de 2022 da Equipe de Alimentação Escolar das escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil. O local do encontro, coordenado pela Nutricionista da pasta Celestina Rodrigues, foi a EMEF Arco Íris.
Conforme a nutricionista o objetivo dos encontros, que ocorrem também ao longo do ano, é capacitar a equipe quanto as Boas Praticas de Fabricação, reforçar os procedimentos operacionais, construir e alinhar práticas alimentares saudáveis, ofertando um alimento que atenda todas as necessidades nutricionais dos alunos.
A abertura contou com a participação do Secretário da Educação Carlos Alexandre Lutterbeck que deu as boas-vindas a todos, e parabenizou às servidoras pelos elogios recebidos na pesquisa de avaliação realizada no ano passado. “Sei que foram feitas muitas mudanças, e que alguns ajustes ainda terão que ser feitos, mas os elogios são méritos do trabalho de vocês merendeiras e da nossa nutricionista Celestina. Parabéns a todos”. Carlos também desejou um ótimo ano de trabalho e colocou a Secretaria a disposição de todas”.
Celestina mencionou que 2021 foi um ano difícil com as aulas suspensas e a colocação de um novo cardápio a disposição dos alunos. “Este ano será um pouco mais fácil, não haverão muitas mudanças. Nosso cardápio está adaptado e seguindo as orientações da Resolução 06, a qual trouxe diversas alterações, inclusive no que diz respeito à restrição de alimentos oferecidos escolas e as nossas cozinhas estão equipadas” citou.
Em seguida a nutricionista Celestina deu andamento ao treinamento e ao planejamento do primeiro semestre. Foi abordado o tema alimentação saudável e sua importância para saúde e qualidade de vida. O quanto é importante a oferta de alimentos in-natura e minimamente processados nos cardápios das criança. A diversidade de itens e o cuidado na produção dos alimentos nas escolas complementa para que haja a oferta de uma alimentação saborosa e que atenda as necessidades nutricionais dos alunos. Também foi abordada a higiene e manipulação, reforçando os procedimentos de controle no processo de produção dos alimentos.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.