Mutirão de Cirurgias herniorrafia e colecistectomia zerou demanda reprimida de anos anteriores
Mutirão de Cirurgias herniorrafia e colecistectomia zerou demanda reprimida de anos anteriores
Tendo como meta melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Imigrante, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou contrato com o Hospital Estrela para a realização de mutirão de cirurgias de herniorrafia (cirurgia de hérnia) e colecistectomia (retirada de vesícula).
A ação seguiu o cronograma definido pela secretaria na realização de diversas cirurgias eletivas em pacientes que estão em fila de espera há alguns anos. O primeiro mutirão foi realizado no ano passado, foram realizadas as cirurgias de cataratas. No total foram realizadas 80 cirurgias no Centro Oftalmológico de Encantado.
A segunda etapa de cirurgias teve início no final de novembro e, até agora, foram realizadas 09 colecistectomias e 17 herniorrafia, contemplando 26 pacientes. Para realização do Mutirão, a Prefeitura de Imigrante investiu mais de R$ 80 mil entre consultas e cirurgias.
A Secretária de Saúde Jóice Cristina Horst destacou que o objetivo dos mutirões é dar celeridade às cirurgias que ficaram estagnadas em anos anteriores, e também no período mais crítico da pandemia, quando as internações por Covid-19 demandaram grande quantidade de leitos hospitalares. “Iniciamos com as cirurgias de cataratas, pois queríamos priorizar que as pessoas voltassem a ter qualidade de vida com a volta da visão. Em seguida partimos para os procedimentos com maior demanda que eram as cirurgias de hérnia e vesícula” destacou.
Para a realização das cirurgias os pacientes receberam encaminhamento a partir de triagem e atendimento na Unidade de Saúde, onde foram solicitados exames complementares para a cirurgia. Grande parte dos exames pré-operatórios também foram custeados pelo município. Após a consulta com o cirurgião, onde ocorreram as avaliações pré-operatórias e pré-anestésicas, os pacientes foram operados.
Um dos pacientes operados foi Luiz Pozzoco, do Bairro Daltro Filho. Operado no dia 1º de fevereiro, soube que precisaria operar duas hernias inguinais no mês de novembro. “Para mim foi tudo muito rápido, entre saber que precisava operar, os exames e a operação. Estava apreensivo em fazer, mas a Secretária Jóice me tranquilizou e informou sobre o mutirão. Ocorreu tudo bem. Foi. Apenas um dia de internação e já estava em casa. As enfermeiras da UBS e Daltro Filho nos mostraram como deveriam ser feitos os curativos, e a retirados dos pontos ocorreu na unidade de saúde. Só tenho agradecimentos quanto ao atendimento em saúde de Imigrante” elogiou.
Nas próximas semanas deve ocorrer a terceira etapa do mutirão onde serão contemplados novos procedimentos a serem divulgados.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.