Mutirão de Limpeza do Arroio da Seca recolhe 2 mil kg de lixo
Mutirão de Limpeza do Arroio da Seca recolhe 2 mil kg de lixo
Cerca de 30 voluntários formado por estudantes, empresários, secretários municipais, prefeito e o vice-prefeito, e moradores realizou no sábado, dia 13 de março, o 1º Mutirão de Limpeza do Arroio da Seca.
Com o objetivo de realizar o recolhimento do lixo às margens do arroio e promover a educação ambiental da população no sentido de diminuir o lançamento de resíduos nos arroios, bem como a degradação das suas áreas de preservação permanente, e a conscientização para o descarte correto do lixo.
O recolhimento iniciou com a organização dos voluntários em dois grupos. Um iniciou os trabalhos na Barragem do Arroio e o outro na ponte de acesso ao Bairro Esperança. As equipes se encontraram nas imediações da passarela. Ao longo do percurso houve pontos de coleta realizado com o caminhão da prefeitura.
Foram recolhidos cerca de dois mil kg de lixo formado por entulhos, sacos e sacolas plásticas, garrafas pets, embalagens diversas, baldes e latinhas de bebidas. Também foram recolhidos itens inusitados como uma máquina de costura antiga e um utensílio antigo de fazer wafer em fogão a lenha.
Uma das organizadoras, a presidente da Imicol Cláudia Machado, mencionou a importância do trabalho dos voluntários no mutirão, destacando que Imigrante é um município que possui o serviço de coleta em todo o seu perímetro e que a população precisa utilizar-se desse serviço dando a destinação correta para os resíduos. “O objetivo desta atividade foi conscientizar, contribuir e cuidar do meio ambiente. É um trabalho educativo, uma mudança de cultura, o resíduo que produzimos precisa ser destinado da forma correta” citou.
A iniciativa foi organizada pelos Bombeiros Voluntários Imicol e pela Academia Superação, e teve o apoio da AIEL – Associação Imigrantense dos Estudantes de Lajeado e da Prefeitura Municipal.
O lixo recolhido foi encaminhado para reciclagem pela empresa terceirizada de coleta seletiva semanal contratada pelo município.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.