Imigrante adquire três lousas digitais interativas
Imigrante adquire três lousas digitais interativas
Por meio do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (CONSISA), o município de Imigrante aderiu à Ata de Registros de Preços (ARP) para a compra três lousas digitais interativas para escolas. As aquisições por este processo garantem melhores preços dos itens, por serem adquiridos por mais municípios simultaneamente. No total 2.334 telas foram adquiridas, sendo 87 por municípios da região.
A inserção das telas interativas no ambiente educativo visa auxiliar o professor com o uso da tecnologia inovadora, explorando possibilidades dinâmicas, ajudando a construir um ambiente envolvente, interativo e saudável, promovendo um espaço de ensino-aprendizagem mais estimulante e participativo. A tela interativa, aplicada ao atendimento da rede pública de ensino, tem grande potencial para melhorar o desenvolvimento dos alunos, fornecendo praticidade e agilidade.
As telas adquiridas por Imigrante são de 75 polegadas ao valor de R$ 32 mil a unidade. O treinamento dos professores que utilizam as lousas está incluso no valor das telas e é promovido pela Smart Tecnologia em Comunicação LTDA — empresa que venceu o edital de licitação para fornecimento das lousas digitais. As telas, que já estão a disposição dos alunos, foram instaladas na EMEF Arco Íris, EMEF Arco Íris Extensão e na EMEF Santo Antônio.
A lousa digital interativa é uma tela de LED touch-screen com sensor infravermelho, de 20 toques simultâneos. Os equipamentos têm sistema Android e Windows. O aparelho permite o acesso à internet e a outros aplicativos de aprendizagem. Possibilita também a integração com aparelhos celulares e tablets. As lousas podem substituir o quadro e o giz, uma vez que os professores podem usar as canetas touch para fazer anotações sobre a tela.
Segundo o Secretário da Educação Carlos Alexandre Lutterbeck o investimento na tecnologia permite oportunizar aos alunos acesso à inclusão digital, bem como dar a eles uma nova visão sobre o conhecimento, possibilitando um melhor aprendizado com aulas atuais, práticas e interativas, melhorando assim a absorção do conteúdo apresentado em sala de aula.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.