Os servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Imigrante assistiram na quarta-feira, dia 05 de abril, há uma palestra com o palestrante Fernando Petry. A palestra teve como tema a motivação pessoal e profissional, e a harmonia entre o contexto familiar e profissional.
Conhecido em todo o estado, Petry é administrador de empresas, professor e palestrante. Natural de Montenegro, é formado em Administração, foi oficial do Exército Brasileiro, professor de universidade e diretor de escola. Ela usa as suas vivências para dar exemplos de motivação e de alto-astral, e frisa que períodos difíceis fazem parte da vida.
O teor central da palestra foi a valorização da vida, o maior presente que já ganhamos e o maior tesouro que possuímos, conforme menciona: “Ao acordar, devemos colocar os pés no chão, agradecer por mais um dia. Cada dia é um dia novo, um dia de luta e devemos fazer este dia valer a pena” destacou.
O palestrante também falou sobre a atuação dos profissionais da saúde, que são ao final todos um pouco psicólogos: “Muitos pacientes desabafam sobre seus problemas, seus medos e angústias com os profissionais de saúde, esperando um conselho ou simplesmente uma palavra amiga, e isso por vezes sobrecarrega o profissional. Mas vocês devem ver o lado positivo, sabendo o quão importantes podem ser na vida de uma pessoa” destacou.
A Secretária de Saúde e Assistência Social Jóice Cristina Horst mencionou a importância destes momentos de pausa no cotidiano dos profissionais. “Passamos por dois anos muito difíceis, onde a própria saúde, principalmente a mental, dos profissionais foi afetada. Momentos como estes que promovem a integração, a troca de experiências, e provocam o autoconhecimento e reflexão, são extremamente importantes para que eles continuem atendendo com empatia e acolhimento a nossa comunidade”.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.