Alunos cultivam Horto de Plantas Bioativas no Centro Integrado
Alunos cultivam Horto de Plantas Bioativas no Centro Integrado
Atendendo a uma nova proposta pedagógica, iniciou no mês de fevereiro as aulas no turno inverno da rede municipal de Imigrante no Centro de Atividades Integradas Ernesto Alves na Seca Baixa, coordenado pelo município em parceria com o SENAC, com apoio da Emater/RS-Ascar.
Divididas em turmas são atendidos os alunos da Educação Infantil – Pré-escola e Ensino Fundamental do 1º ao 4º ano – da EMEF Arco-Íris e da EMEF Santo Antônio. No Centro Integrado são oferecidas diversas atividades de recreação, oficinas de criatividade, esportes, inglês, dramatização e outros. Cada aluno frequenta o local em três dos cinco dias da semana.
Umas das aulas que ocorre nas manhãs de terça-feira está sob coordenação da Técnica em Agropecuária Cristiane Dexheimer e do Agrônomo Maciel Budde, ambos da Emater/RS-Ascar de Imigrante. Nelas os alunos aprenderão práticas de cultivo de frutas, verduras e sementes diversas, e do horto de plantas bioativas, iniciado nesta semana.
Conforme Cristiane os alunos aprenderam a parte teórica sobre como plantar e quais as condições que as plantas precisam para se desenvolver, como o solo, a adubação e a irrigação. No último encontro os alunos plantaram as mudas fornecidas pela Emater e pela Secretaria da Educação em pneus cheio de terra.
Cristiane explica que durante o plantio, foram repassadas algumas informações sobre o nome das plantas e o seu uso. “Esta temática será aprofundada melhor nas próximas semanas quando elas serão identificadas por seu nome popular e científico” disse.
Segundo Maciel os alunos adoram participar das oficinas, principalmente por serem realizadas fora da sala de aula. “A atividade agrega conhecimento por poderem colocar teoria em prática” cita.
As plantas medicinais, aromáticas e condimentares selecionadas foram as de uso mais popular na região como hortelã, melissa, alecrim, coentro entre outros.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.