Encontro com autores dá início ao projeto de livro sobre a história de Imigrante
Encontro com autores dá início ao projeto de livro sobre a história de Imigrante
O pesquisar, pedagogo e autor imigrantense Erny Mügge e a autora e professora universitária Isabel Cristina Arendt, a convite do município de Imigrante, realizaram na terça-feira, dia 12 de abril, um encontro com os professores da rede municipal de ensino. A atividade ocorreu na EMEF Santo Antônio, em Daltro Filho.
Atualmente morador de São Leopoldo, Mügge cresceu e morou em Imigrante até os seus 12 anos, e neste período manteve muito contato com os seus avós: “Foi durante estas conversas com eles que surgiu o meu interesse em conhecer a história dos meus antepassados, e então entendi que precisamos conhecer o passado, para entendermos o presente” afirmou.
Erny é coautor de diversos livros sobre a imigração no Rio grande do Sul, e em, pelo menos, dois deles, descreve histórias das primeiras famílias que desbravaram o Vale do Secca, atualmente município de Imigrante. No encontro com os professores, o pesquisador realizou um breve resumo dos livros "O sonho dos irmãos Mügge" e “A trajetória de Josefine Wiersch - uma imigrante entre três mundos” onde descreve de onde, como e porque houve a imigração para esta região, e como encontraram esta terra.
Segundo o Secretário da Educação Carlos Alexandre Lutterbeck o objetivo do encontro foi iniciar o projeto de pesquisa e de coleta de materiais para escrever um livro sobre o município de Imigrante. “A atividade de pesquisa irá integrar os alunos, que trabalharão os dois livros em sala de aula, pois eles tratam de várias questões acerca da imigração (colonização) que ocorreu em Imigrante. Toda a comunidade escolar e seu entorno também serão envolvidos, pois serão estimulados a buscar materiais fotográficos, depoimentos e impressos que possam nos dar subsídios para contarmos de forma fiel como se formou o município de Imigrante” destacou.
O livro de Imigrante, que ainda tem detalhes a serem definidos, terá em torno de sete capítulos e contará a história de Imigrante, desde antes da imigração alemã e italiana, até os dias atuais. O projeto de pesquisa terá aproximadamente 24 meses de duração e envolverá toda a comunidade.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.