.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Segunda-feira, 23 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Maio Laranja do CRAS

Maio Laranja do CRAS


Maio Laranja do CRAS

Neste mês o CRAS está desenvolvendo atividades referentes a Campanha do Maio Laranja, uma iniciativa que visa combater o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Entendemos que falar sobre o assunto de forma geral e com toda comunidade, trazendo informações sobre as formas de abuso, de como denunciar e, principalmente, ensinar as crianças e adolescentes sobre cuidado e respeito com seu próprio corpo conseguiremos combater de forma mais efetiva essas violências. Para isso alguns grupos do SCFV estão confeccionando as flores símbolo da Campanha com o intuito de que percorram o município divulgando a Campanha nas redes sociais e compartilhando essa ideia.
 
O que é Abuso e Exploração Sexual?
É toda forma de relação ou jogo sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, com o objetivo de satisfação desse adulto e/ou de outros adultos. Pode acontecer por meio de ameaça física ou verbal, ou por manipulação/sedução. Na maioria dos casos, o abusador é uma pessoa conhecida da criança ou adolescente – geralmente familiares, vizinhos ou amigos da família.
São os atos físicos que incluem toques nos órgãos genitais, tentativas de relações sexuais, masturbação, sexo oral e/ou penetração. Eles podem ser legalmente tipificados em: atentado violento ao pudor, corrupção de menores, sedução e estupro. Também é importante destacar que, contato físicos “forçados”, como beijos e toques em outras partes do corpo, podem ser considerados abuso sexual.
Ainda que não envolva qualquer contato físico, o abuso sexual de crianças e adolescentes ainda é uma grave violação de direitos humanos, que deve ser denunciada às autoridades e pode trazer grandes traumas emocionais e psicológicos para as vítimas; Estes são alguns dos tipos de abuso sexual de crianças e adolescentes que não envolvem ‘toques’: assédio sexual, assédio sexual verbal, exibicionismo ou voyeurismo, exibição de material pornográfico.
FIQUE ATENTO!
Como denunciar:
- Disque 100: o canal de denúncia funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. A chamada é gratuita e pode ser solicitado anonimato.
- Conselho Tutelar, uma delegacia da mulher ou comum: todos podem receber as denúncias e um boletim de ocorrência é necessário para o processo seguir.
Foto: Assistente Social Deise Herberts realizou ações com as crianças
Crédito: Divulgação

237 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.