Vigilância de Imigrante visita Departamento de Vigilância de Bom Retiro do Sul
Vigilância de Imigrante visita Departamento de Vigilância de Bom Retiro do Sul
A nova agente de endemias Sandra Massotti e o Coordenador do CRAS André Parlese, representando a Secretária da Saúde, estiveram no final de maio visitando o município de Bom Retiro do Sul, que está sendo referência no combate ao Aedes.
Eles foram recebidos pelo Secretário Paulo Ricardo Marmitt, pelo Coordenador e Fiscal Sanitário Alessandro Martins, pela Fiscal Sanitária Roseli Rodrigues Cristo e pelos Agentes de Endemias Luis Tadeu de Freitas e Janice Roseli Gauer.
Entre os meses de abril e junho de 2021 Bom Retiro do Sul contabilizou aproximadamente 700 casos de dengue. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações das políticas de enfrentamento ao mosquito com ações educativas de combate àdengue, mesmo em épocas que não haviam casos ativos. Em 2022 há apenas 14 casos positivos (sendo uma parte deles importados).
“O poder municipal entendeu a necessidade da intensificação dos cuidados nesta área, mobilizou diversas secretarias para prestar apoio no combate ao mosquito da dengue, adquiriu insumos e diversos equipamentos, assim como também recursos humanos para manter o combate a dengue em constante movimento, mesmo nas épocas onde não há atividade significante do mosquito”, destacou Alessandro Martins.
Como resultado dos constantes esforços Bom Retiro do Sul colhe ótimos resultados, estes comprovados pelo baixo número de casos neste ano; e desde fevereiro o município foi convidado pela 16ª CRS para prestar apoio em treinamento, para municípios que vem enfrentando maiores complicações com o aedes aegypti.
Apesar dos recursos materiais e humanos que o município vem empregando nos esforços do combate ao mosquito da dengue, o real resultado vem da adesão da comunidade às políticas de enfrentamento propostas pelo município
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.