A noite dessa quinta-feira, dia 7, ocorreu a formatura da turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de Imigrante. A cerimônia contou com 43 alunos, oriundos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Arco-Íris e Santo Antônio.
Foram 10 encontros por turma, que trataram sobre respeito e responsabilidade, redução de violência entre crianças e adolescentes, riscos e consequências, e como lidar com situações de tensão. Ao final das aulas, os alunos são desafiados a escrever sobre o que aprenderam com as 10 lições ministradas em sala de aula.
As duas melhores redações foram premiadas com uma bicicleta cada. Da Emef Arco-Íris, a vencedora foi Isabeli Luíse Lagemann e da Emef Santo Antônio, Gabriela Kruger. As alunas destaque receberam medalha. Da Emef Arco-Íris, Tainá Rodrigues Gonçalves e Emef Santo Antônio, Ana Laura Machado de Souza Leite Barros.
“Houve quatro premiados entre os 43 jovens, mas todos aqui são vencedores. Praticando o aprendizado adquirido no Proerd, com certeza vocês terão uma vida muito mais plena e saudável” ressaltou o prefeito Germano Stevens. “Saúdo pais, familiares, jovens, e de forma especial, ao comando da Brigada Militar e ao presidente do Consepro de Imigrante, Cleibler Matuella, que atuam sempre em prol de nossa comunidade”, concluiu Stevens.
O comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar, major Fábio Kuhn, frisou a importância do Proerd na construção de cidadãos mais conscientes. “Nosso papel enquanto Brigada Militar, é o policiamento ostensivo. O Proerd é a semente que plantamos, para colher num futuro próximo. Agradecemos os bons serviços do sargento Valdir Schwarz, comandante da Brigada Militar de Imigrante.”
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.