A Secretaria de Educação realizou na terça-feira, dia 26 de julho, o segundo encontro do ano da Equipe de Alimentação Escolar das escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil. O local do encontro, coordenado pela Nutricionista da pasta Celestina Rodrigues, foi a EMEF Arco Íris. Nestes encontros são abordados assuntos relacionados ao dia a dia nas escolas e é realizado um alinhamento do semestre seguinte.
Celestina falou sobre um dos capítulos do Guia Alimentar da População Brasileira, onde fala sobre a classificação dos alimentos em in-natura ou minimamente processados, processados e ultraprocessados. “Abordamos sobre a composição dos nossos cardápios, onde 75% dos recursos do PNAE devem ser destinado a compra desses itens, e sobre a redução do uso de gordura e sal na produção das refeições e quanto isso contribui para a saúde dos nossos escolares” cita.
As servidoras, como forma de garantir cada vez mais a qualidade dos itens servidos aos nossos alunos, aprenderam a importância dos registros POPs (Procedimentos Operacionais Padronizados) e planilhas de controle interno. Nestes documentos são registrados diariamente a temperatura dos equipamentos, informações sobre higiene, o recebimento de matéria-prima, entre outras informações.
O Secretário de Educação Carlos Alexandre Lutterbeck elogiou a equipe de alimentação que é muito empenhada e dedicada: “A dedicação da nossa nutricionista Celestina e o cuidado que cada uma das servidoras tem na hora de produzir e servir os alimentos demonstra o carinho e o respeito que elas tem com os nossos alunos”.
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O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.