Imigrante participa do evento “Turismo em Movimento” em Flores da Cunha
Imigrante participa do evento “Turismo em Movimento” em Flores da Cunha
Representantes de 32 municípios das regiões da Uva e Vinho e do Vale do Taquari estiveram reunidos na terça-feira, dia 12, para entender o perfil dos turistas que visitam o Rio Grande do Sul. O encontro, denominado Turismo em Movimento, reuniu cerca de 150 pessoas no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha.
Imigrante foi representada pelo Secretário Municipal da Cultura, Desporto e Turismo, Charles Porsche e pela Turismóloga da Imitur e membro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Tatiana Gärtner. Foi apresentado aos participantes o Mapa de Comportamento do Turista do Estado, pesquisa que foi conduzida pela Secretaria Estadual de Turismo e pelo Sebrae RS.
O estudo identificou 12 perfis de turistas que viajam pelo RS, conforme o comportamento mais básico. Cada um dos perfis foi subdividido em personas que, posteriormente, foram detalhadas em motivações dos consumidores, as quais resultaram em um gráfico.
“É muito importante sabermos o perfil do nosso turista, pois sabemos que o turismo mudou muito depois da pandemia. A partir do mapa saberemos o que motiva o turista a nos visitar e com isso poderemos estruturar e organizar melhor os roteiros e pontos turísticos”, destacou Porsche.
O perfil do turista foi uma das abordagens que o evento proporcionou. Além deste, outros assuntos foram abordados, como as tendências atuais do turismo, oportunidades que o mercado pet apresenta aos turistas, além de linhas de crédito colocadas à disposição e demais temas relevantes para o turismo no Estado do Rio Grande do Sul.
Perfis dos turistas do RS
Foco na segurança
— Automático
— Zona de conforto
— Espiritual
Foco no "eu"
— Gastronômico
— Alternativo
— Intelectual
— Aventureiro
— Relax
Foco no agora
— Só se vive uma vez
— "Colecionador de pulserinha"
— Negócios
— Agitador
Fotos: Divulgação
Legenda: Tatiana Gärtner (2º, da esquerda para a direita) e Charles Porsche (4º, da esquerda para a direita) representaram Imigrante, na foto com membros da Secretaria Estadual de Turismo
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.