Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Naturichter se prepara para o turismo rural
A agroindústria de melado Naturichter se prepara para entrar de vez na rota do turismo rural. Localizada na Seca Baixa, em Imigrante, a propriedade de 13,6 hectares, tem sete hectares destinados à cana-de-açúcar. As primeiras mudas foram plantadas em 1997. Depois disso, a família iniciou a produção. Em pouco tempo o melado tornou-se o principal produto. Hoje, a família está reformando a agroindústria e também ampliando a estrutura com a construção de uma loja, para venda dos produtos e consumo no local.
Em 2022, a Naturichter, assim como demais empreendedores que aderiram à proposta, recebeu apoio do programa Acelera Turismo, conduzido pelo Sebrae. O programa recebeu investimentos dos municípios do G7, entre eles a Administração Municipal de Imigrante. A intenção é o aprimoramento dos produtos turísticos locais. “Tivemos a oportunidade de receber consultorias referentes ao turismo, atendimento ao público, serviço de garçom, entre outros. No final do ano, fomos contemplados para a etapa de consultoria especializada em criação e aprimoramento de produtos turísticos em agroindústria familiar, em projeto conduzido pela Amturvales”, conta Josiane Richter.
Josiane e a irmã Cintea participam de maneira indireta da gestão. O comando está nas mãos de Irio e Traudi Richter. “Não tínhamos mais a intenção de investir, mas as gurias assumindo, aí sim faz sentido continuar”, comenta Irio. Josiane voltou a morar em Imigrante e ajuda a construir o novo projeto.
“Era um sonho mais antigo da minha irmã e meu: dar continuidade ao negócio dos nossos pais e ampliar as possibilidades da nossa propriedade. Dessa forma, neste momento, a ideia é dar sucessão à agroindústria de melado, ampliando para a produção de alguns derivados da cana-de-açúcar, como biscoitos, bolo e rapadura.”
A ideia vai além. Os Richter têm a intenção de contar a e oportunizar que mais pessoas possam conhecer a origem do melado, processo de produção e seus benefícios. O caminho, segundo eles, é criar e aprimorar esses derivados, transformando-os em produtos e serviços turísticos dentro da perspectiva da agroindústria familiar.
Belezas naturais
Pensando no turista – e no que retém esse turista na propriedade – a família está construindo, também, decks, já que o arroio circunda a propriedade. “Isso também nos abre a possibilidade de espaço para churrasco e trilhas em meio à natureza”, ressalta Cintea.
“Entendemos, também, que a conexão do ser humano com o espaço verde da nossa propriedade pode ser uma experiência de bem-estar para o visitante. Queremos que aqueles que venham até nós, possam degustar os produtos e ao mesmo tempo ter um espaço gostoso, integrado à natureza, para fazer esta experiência, também, com sua família, amigos, enfim, com pessoas”, conclui.
História
A família Richter iniciou o processo de produção de melado num antigo galpão, incentivada pelo avô, que gostava do ritual de fazer melado. Adolpho Richter tinha o conhecimento pleno do processo e foi o precursor do plantio das primeiras mudas de cana-de-açúcar na propriedade, em 1997.
“Em 2004, construímos a agroindústria, iniciando os trabalhos dentro dela no dia 1º de maio. Ou seja, começamos vendendo melado junto com as hortaliças que vendíamos na época. Fomos vendendo cada vez mais até que o melado passou a ser a atividade principal. Dessa forma, plantamos mais cana a cada ano, para dar conta da produção”, relata Traudi. O trabalho de produção sempre foi feito por Irio e Traudi, e com ajuda do avô Adolpho, entre 1998 e 2010.
FOTO DE CARLOS EDUARDO SCHNEIDER
Legenda Fotos:
Cintea e Josiane (em pé) seguirão escrevendo a história iniciada por Traudi e Irio (sentados)
Josiane e Cintea mostram o ponto de venda que está sendo construído para atender os clientes
Onde tudo começou: Irio e Traudi mostram moenda que até hoje extrai o caldo da cana, razão de ser da Naturichter
.
.
.
.