Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Dezenas de pais e alunos participam da aula inaugural do Projeto Jovem Empreendedor
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, na noite dessa quinta-feira, a aula inaugural do Projeto Jovem Empreendedor. Dezenas de alunos, do 6º ao 9º ano das Emefs Arco-Íris e Santo Antônio, acompanhados de seus pais, estiveram no Centro Comunitário Arroio da Seca. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na secretaria de cada escola.
A realização é do Instituto Manager, com parceria da Univates e agora Prefeitura de Imigrante, tendo como parceiros Google for Education, além de outras empresas. Rodolfo Werkhausen tem 13 anos es está no 8º ano. Ele trouxe o pai, Ronald, para acompanhar a aula. “Hoje o jovem tem que se manter atualizado, estudando. Assim ele vai poder fazer o que gosta. Caso contrário, vai ter que trabalhar no que sobrar”, considera Ronald.
Davi Wahlbrink tem 12 anos e frequenta o 7º ano. As principais características do adolescente, segundo a mãe, Eliane Haberkamp, são a curiosidade e a facilidade de aprender. “Acho muito bom esse projeto, pois é uma forma de abrir as portas para o futuro. Os jovens vão ganhar experiência, e assim poderão ocupar uma boa posição no mercado de trabalho”, disse Eliane.
O secretário de Educação, Carlos Alexandre Lutterbeck relatou sua alegria em ver tantas pessoas na aula inaugural. “Ver tantas pessoas presentes aqui no Centro Comunitário, hoje, significa que vocês querem investir no futuro dos seus filhos. Fico muito grato por isso. Agradeço, também, a todas as equipes diretivas, assim como toda a equipe da Secretaria da Educação. Nós todos trabalhamos em conjunto. Sempre em prol da educação do município de Imigrante. Nosso bem mais importante é o aluno. É ele que de fato nos importa”, declarou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Imigrante, Jairo Pott, disse que o curso será um facilitador do acesso dos alunos no mercado de trabalho. “O projeto vai ser muito importante para os jovens. Essa formação vai atuar na vida do estudante como um ‘olheiro’, para aproveitar as potencialidades desses jovens, inserindo eles no mercado de trabalho.”
As diretoras Carla Camilo, da Emef Arco-Íris e Jóice Brandt, da Emef Santo Antônio estiveram presentes e incentivaram a participação de todos. “Conforme conversamos com os alunos, frisamos bastante para que eles aproveitem essa oportunidade. Abracem essa oferta”, declarou Carla. “Quem dera que no nosso tempo de estudante tivéssemos essas oportunidades. Tudo requer algum esforço. Mas temos que pensar que esse esforço é para termos algo melhor no futuro, então é bem importante que todos participe”, reforçou Jóice.
Como vai funcionar o projeto
Inicialmente, serão duas turmas de 30 alunos cada, uma na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arco-Íris e outra na Emef Santo Antônio. Serão contemplados os estudantes do 6º e 9º ano de cada escola. Serão 10 meses de aulas semanais, distribuídos em aulas teóricas, aulas práticas, visitas técnicas, organização de eventos, viagens, competições, entrevistas, pesquisas a campo, entre outras atividades.
A professora Luciana Brune, há seis anos ministrando aulas na Univates, explica que durante o programa, o estudante desenvolverá habilidades de criação da própria empresa, podendo pesquisar e estudar na área de maior interesse. “Independente da carreira que seguir, o jovem vai adquirir muitos conhecimentos voltados à gestão de negócios”, disse.
.
.
.
.