.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Paixão de Cristo - Terça-feira, 04 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

17ª Paixão de Cristo bate recorde de público

Mais de 13 mil pessoas acompanharam as duas noites de espetáculo


17ª Paixão de Cristo bate recorde de público

 

 

 

A 17ª edição do espetáculo da Paixão de Cristo bateu recorde de público. Mais de 13 mil pessoas acompanharam os dois dias de encenação, que este ano ocorreram sábado e domingo. Os mais de 100 profissionais, entre atores e equipe técnica proporcionaram momentos carregados de emoção, contando com som, luz e muita expressão.

Embora a história seja conhecida, todos os anos o diretor Pablo Capalonga reescreve o roteiro, que nesta edição inseriu os imigrantes e músicas regionalistas. A segunda noite trouxe ainda mais emoção, em função do falecimento da atriz Ida Lucian, no domingo durante o dia. Toda a equipe e autoridades estavam visivelmente emocionados, contagiando boa parte do público.

O Guardião do Convento Franciscano São Boaventura, Inácio Delazeri deu as boas vindas aos espectadores. “Nós aprendemos de Deus a nos apaixonar pela humanidade. Aprendemos a cuidar e ter misericórdia por todas as pessoas. Que nós tenhamos sempre um coração agradecido”, declarou.

Prefeito Germano Stevens saudou os imigrantenses e visitantes. Germano iniciou agradecendo a todos os que se empenharam para que a 17ª Paixão de Cristo pudesse ocorrer, saudando, também, a todas as autoridades presentes e agradeceu aos patrocinadores. “Se não fosse o aporte financeiro de quem acredita nesse espetáculo, nada disso estaria acontecendo”, disse.

“São 17 edições. Hoje (domingo) uma edição diferente. Primeiro transferimos o evento de sexta para domingo, em função da chuva. Esse espetáculo é um momento de reflexão. Vocês vão ver aqui todos os atores de Imigrante, que vão passar uma mensagem ímpar. É um privilégio termos neste ambiente, uma encenação tão qualificada, por pessoas que trabalham e se dedicam voluntariamente em nosso município. Hoje temos a tristeza de que uma pessoa não vai estar entre nós. Quero neste momento reconhecer o trabalho da Ida Lucian, que ontem atuou nesse espetáculo, com toda sua energia e alegria, mas infelizmente hoje não vai estar aqui.”

Germano pediu uma forte salva de palmas para Ida Lucian, que voluntariamente contribuiu para que o evento sempre mantivesse sua grandeza. “Quero agradecer à família, com quem conversamos. Eles disseram que se a Ida pudesse falar, diria que devemos sim encenar a Paixão de Cristo no dia de hoje. É neste cenário, carregado de emoção, que teremos a encenação da 17ª edição da Paixão de Cristo”, disse o prefeito, emocionado.

Secretário da Cultura, Desporto e Turismo, Charles Porsche deu as boas vindas aos visitantes e aos imigrantenses. “O evento tornou-se um dos maiores e melhores do Brasil nesse gênero, graças ao investimento de muitas pessoas e entidades ao longo dessas 17 edições. Muitos dedicaram seu tempo para que, hoje, este a Paixão de Cristo seja da grandiosidade que é”, disse Porsche, agradecendo aos atores, ao diretor Pablo Capalonga e a todos os patrocinadores que acreditam no evento.

O secretário de Educação, Carlos Alexandre Lutterbeck, agradeceu a presença do público e aos patrocinadores, que permitem a realização de um espetáculo dessa magnitude. “Agradecemos ao Governo do Estado, ao Pró-Cultura e aos conselheiros. O espetáculo vai ao encontro daquilo que o próprio Conselho de Cultura preconiza, que é um espetáculo democrático, sem cobrança de ingresso, e que contemple todas as faixas etárias. Reforçamos o agradecimento ao público, que foi recorde nessas duas edições da 17ª Paixão de Cristo.”

Representando a Câmara Federal, o Deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) agradeceu o empenho de todos. “É um espetáculo grandioso, da produção a todo esse público que abrilhanta ainda mais a noite. Agradeço ao vice-prefeito e secretário de Obras de Imigrante, Fabiano Acadroli, por essa gestão assertiva e de resultados, que beneficia a todos”, declarou.

O roteiro

O diretor Pablo Capalonga explicou que a encenação sempre prima por apresentar um roteiro novo a cada ano. Nesta edição, o filão foi a inserção do homem da terra, numa homenagem à comunidade de Imigrante, cuja própria origem dá nome à cidade.

“A questão da presença do homem da terra me fez imaginar que o cancioneiro popular brasileiro, que falasse da terra, estivesse inserido no espetáculo. Iniciamos com a canção ‘Disparada’, de Jair Rodrigues, uma letra que fala de como o homem lida com o boi e a relação dele com os animais, e isso era muito presente na época da imigração, numa cena que prepara para a cena do mercado, que também é uma cena nova, retratando a relação do homem com a terra, trocas de produtos extraídos da terra”, explicou o diretor.

No decorrer do espetáculo, há as canções “Asa Branca” e “Fogão de Lenha”, que são músicas regionalistas, também apontando para a questão da identidade da terra. O final acrescenta outra cação da MPB, “Luz Divina” que fala sobre a presença de Jesus dentro da encenação.

 

Um evento realizado por todos


Nos dois dias da Encenação da Paixão de Cristo (01 e 02 de abril) o público teve à disposição praça de alimentação com a venda de comes e bebes. Houve a presença de ervateira, disponibilizando erva mate e água quente. O local contou também com banheiros autolimpantes, feira do produtor e de artesanato.


A equipe de saúde esteve de prontidão com ambulância para atender qualquer eventualidade. A segurança do local foi realizada pela Brigada Militar de Imigrante e pelos Bombeiros Voluntários IMICOL. O estacionamento foi organizado e orientado pelo Consepro, estudantes da AIEL e Conselho Municipal de Trânsito. Ônibus e vans tiveram estacionamento exclusivo no pátio da empresa Gota Limpa.

 

SERVIÇO

XVII Paixão de Cristo
Dias 01 e 02 de abril
Ingresso gratuito
Horário: 20h
Local: Convento São Boaventura – Daltro Filho/Imigrante

Patrocínio Direto: Sicredi
Patrocínio Máster: Hassmann S.A.
Patrocínio Ouro: Gerdau
Patrocínio Prata: Certel e Marquez Alimentos
Patrocínio Bronze: Gota Limpa, Simonaggio e Lojas Solar
Realização: Associação Cultural de Imigrante e Prefeitura Municipal de Imigrante
Financiamento: Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 

 

 

 

378 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.