Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Não serão recolhidas embalagens com restos de produto, produtos abolidos, e embalagens não reconhecidas como de agrotóxicos
A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Imigrante informa que a coleta de embalagens de agrotóxicos 2023 será realizada na segunda-feira, dia 15 de maio. A ação é executada pela Cooperagri, coordenada pela Fundação Pró-Rio Taquari, e é apoiada pela Prefeitura Municipal, STR e Emater-RS/Ascar de Imigrante.
Por ano são recolhidas em média cerca de mil embalagens vazias de agrotóxicos no município. É de extrema importância a participação dos produtores, que além de dar um destino correto às embalagens, estarão preservando a natureza, garantindo o futuro dos seus filhos e netos. As embalagens precisam ter passado pela tríplice lavagem.
A equipe do recolhimento segue o roteiro abaixo:
- 8h30min - Linha Ernesto Alves, na propriedade de Darci Diemer;
- 9h - Arroio da Seca Baixa, Centro Comunitário;
- 9h15min - Arroio da Seca Baixa, antiga Casa Comercial Brückner;
- 9h45min - Linha Herval, na propriedade de Rejane Dalferth Lagemann;
- 10h - Linha Herval, na propriedade de Liro Altevogt;
- 10h30min - Linha Castro Alves, na propriedade de Elton Wahlbrinck;
- 11h - Linha Imhoff, na Sociedade E. Avante;
- 11h15min - Sede, Secretaria da Agricultura;
- 13h - Linha Boa Vista 37, na propriedade de Luciano Carminatti;
- 13h30min - Linha Rosenthal, no Salão Comunitário;
- 14h - Daltro Filho, Esporte C. Riograndense;
- 14h15min - Vale da Harmonia, no Capitel Santo Antônio;
- 14h45min - Linha Harmonia Alta, na propriedade de Ênio Lorensini;
- 15h - Linha Garibaldi, antigo Salão Comunitário;
- 15h30min - Linha Rechts, campo do Colonial;
- 16h - Linha Michels, na propriedade de Ervino Endler.
Não serão recolhidas embalagens com restos de produto, produtos abolidos, e embalagens não reconhecidas como de agrotóxicos, por exemplo, garrafas PET. Se possível, as embalagens devem ser trazidas abertas, com as tampas separadas dos frascos.
No ato do recolhimento, o produtor deverá portar o número da Inscrição Estadual (número do talão de produtor) e deve permanecer no local, pois será realizado um pequeno cadastro do produtor.
O horário de recolhimento será seguido à risca, portanto solicita-se que o produtor esteja no local no horário determinado, sob pena de não recolhimento das embalagens.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3754-1001 ou diretamente na Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
Como fazer a tríplice lavagem:
Após serem esvaziadas, as embalagens rígidas de agrotóxicos normalmente retêm quantidades variáveis de produto no seu interior, de acordo com a superfície interna, formato e a formulação. A quantidade média de sobras no interior de uma embalagem é de aproximadamente 0,3% do volume da embalagem após o esvaziamento, conforme dados de trabalhos científicos realizados em laboratório. Embalagens com produtos formulados como suspensão concentrada normalmente retém quantidades até maiores.
A lavagem das embalagens vazias, seja através de processo manual ou mecânico (sob pressão), é fundamental para redução dos resíduos internos, além de ser o primeiro passo para a destinação final.
A tríplice lavagem resulta em três principais benefícios:
Economia - Assegura total aproveitamento do conteúdo da embalagem, uma vez que a calda resultante da lavagem é despejada no tanque do pulverizador;
Segurança - Reduz significativamente os riscos para a saúde das pessoas;
Proteção - Protege o meio ambiente e reduz os riscos de contaminação, além de facilitar o encaminhamento para pontos de coleta e viabilizar a reciclagem do material.
Como fazer:
Esvazie completamente a embalagem no tanque do pulverizador.
Adicione água limpa à embalagem até 1/4 do seu volume.
Tampe a embalagem e agite-a por 30 segundos.
Despeje a calda resultante no tanque do pulverizador.
Faça esta operação 3 vezes.
Inutilize a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.
ATENÇÃO: A operação de tríplice lavagem deve ser realizada na ocasião do preparo da calda imediatamente após o esvaziamento da embalagem, para evitar que o produto resseque no seu interior.
.
.
.
.