Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A atividade foi conduzida pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli que detalhou as vantagens de cada um dos sistemas, quais os equipamentos necessários
Um grupo de 40 agricultores, técnicos, representantes de entidades e lideranças percorreram quatro propriedades do município, onde puderam conhecer na prática o funcionamento de sistemas de irrigação por aspersão, gotejamento, fertirrigação e outros, com pequenas variações. Organizada pela Emater/RS-Ascar e pela Administração Municipal, a atividade foi conduzida pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli que detalhou as vantagens de cada um dos sistemas, quais os equipamentos necessários – filtros, bombas, tubos -, investimentos e manejos.
Em cada uma das propriedades visitadas, os produtores anfitriões puderam relatar suas experiências com o uso da irrigação, destacando o fato de um sistema adequado ser fundamental para uma maior economia, com ampliação da produtividade de forma sustentável, já que o recurso hídrico é melhor manejado. Produtor de uvas e de hortaliças, o agricultor Josemar Massotti explicou como optou por substituir a irrigação por gotejamento em seus parreirais por outra com aspersão, o que garantiu uma maior uniformidade e uma melhor distribuição da água nas videiras.
Na propriedade da agricultora Marta Schafer, as sete estufas de morangos em bancada recebem três mil litros de água por dia, aplicadas em sistema de gotejamento. Já na propriedade dos Ferla, o uso de um sistema com botijão para irrigação de superfície, o que garante ampla produtividade para as uvas das variedades Rainha, Itália, Rubi, Núbia, entre outras. A última propriedade visitada foi a de Luiz Fernando Mollmann.
“Capacitações como estas proporcionam maior eficiência na irrigação, aliada à economia, dois fatores fundamentais para a produtividade de uma propriedade. Temos grandes variações de temperaturas, que obrigam os agricultores a, da mesma forma, variar a dispensação de água nas plantações. Essas técnicas vêm a beneficiar a cadeira produtiva”, declarou o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Gilnei Dahmer.
Texto de Tiago Bald / Emater e Carlos Eduardo Schneider / PMI
Fotos de Carlos Eduardo Schneider
.
.
.
.