Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A intenção é instigar a reflexão sobre alimentação, qualidade de vida e relação com a natureza.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria da Saúde e Assistência Social, proporcionou aos anos iniciais, a peça teatral “Abra a Boca e Feche os Olhos”. A intenção é instigar a reflexão sobre alimentação, qualidade de vida e relação com a natureza. O enredo envolve uma mulher, que se divide entre casa, filhos e o trabalho na TV. Quando estreou o programa que tanto queria apresentar, começou a reavaliar seus valores sobre saúde, família, qualidade de vida e muito mais. A verba para a realização do espetáculo é oriunda do Programa Saúde na Escola.
As nutricionistas Celestina Rodrigues e Simone Spellmeier consideram que os hábitos alimentares iniciam na primeira infância. “Para a criança ter uma alimentação saudável, alguns fatores são determinantes, como a influência do meio familiar, a sociedade na qual ela está inserida, ações em saúde, do ambiente escolar, dos meios de comunicação, entre outros fatores”, explica Celestina.
Com o objetivo de promover e incentivar o público infantil a ter uma alimentação saudável, com escolhas alimentares conscientes, diversificada e nutritiva, o município através das Secretarias da Saúde e Assistência Social e Secretaria da Educação desenvolvem ações com foco na saúde e no crescimento das crianças e adolescentes. Dessa forma, é possível prevenir doenças como a obesidade, hipertensão e diabetes.
“A peça de teatro, de uma forma lúdica, transmitiu a importância do consumo de alimentos in-natura e minimamente processado, como frutas, verduras, legumes, etc. Reforçou sobre o consumo de alimentos ultraprocessados como: refrigerantes, frituras, salgados, doces, entre outros, devem ser reduzidos para que a criança tenha uma boa saúde, desenvolvimento e crescimento adequado”, avaliou Simone.
Para o secretário de Educação, Carlos Alexandre Lutterbeck, temáticas como essa, transmitidas de forma lúdica às crianças, contribuem para o desenvolvimento de um espírito crítico mais aguçado. “Esses temas, colocados da maneira correta para nossos jovens, contribuem muito para que suas escolhas sejam mais criteriosas, mais saudáveis, em todos os sentidos”, declarou.
Fotos de Carlos Eduardo Schneider
.
.
.
.