.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Terça-feira, 31 De Outubro De 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Emef Arco-Íris passa a fazer parte da Rede das Escolas da Unesco

Educandário é o primeiro do Vale do Taquari a receber o reconhecimento


A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arco-Íris conquistou a chancela do Programa das Escolas Associadas à Unesco no Brasil (PEA-Unesco). O certificado foi entregue nessa sexta-feira, por Sueli Schabbach Matos da Silva, membro do Comitê de Coordenação Nacional da Rede PEA-Unesco no Brasil. A partir de agora, a Escola passará a utilizar o logo da Unesco em sua identidade visual. Na recepção à professora Sueli, uma turma da escola cantou uma música, que foi interpretada também em libras.

A Rede PEA-Unesco envolve, atualmente, 563 escolas no país. Destas, 226 são públicas, onde a Emef Arco-Íris se enquadra. “A Arco-Íris buscava esse reconhecimento desde o final de 2018. Mas a pandemia acabou impedindo o andamento do processo. Agora pudemos coroar o processo, recebendo a chancela deste programa”, explica a professora Sandra Spellmeier Zucchi, que, juntamente com a diretora Carla Camilo, participou desta construção desde o início.

Entre as obrigações das escolas associadas está apresentar um plano de trabalho anual – o pré-projeto; Enviar um relatório anual ao coordenador nacional; Participar em pelo menos um projeto, concurso ou campanha global ou regional proposto pela Unesco, ou em uma atividade nacional; Celebrar, em cada ano letivo, pelo menos dois Dias Internacionais instituídos pelas Nações Unidas, com a participação de toda a comunidade escolar.

“As vantagens de pertencer a este seleto grupo são inúmeras. Pertencer a uma comunidade global de escolas que é reconhecida desde 1953 pelo seu papel na partilha e difusão de valores, na educação para a compreensão internacional e na inovação, conforme explica Sueli.

“Acesso à orientação temática, conhecimentos especializados e recursos de ensino e aprendizagem da Unesco, oportunidades de participação em campanhas globais, celebrações e competições sobre as prioridades da Unesco, criação de contatos, colaborações e parcerias estreitas com as escolas 
participantes em mais de 180 países ao redor do mundo”, cita.

O secretário da Educação, Carlos Alexandre Lutterbeck cita o orgulho que este reconhecimento representa para Imigrante, sendo a única escola do Vale do Taquari com tal reconhecimento. "Nós estamos muito felizes com a concretização deste processo todo, que demora muito tempo, e agradecemos o empenho da professora Sandra e da diretora Carla, que iniciaram esse processo em 2018. Por se tratar de um selo de reconhecida excelência internacional, demonstra o valor da nossa educação, o empenho dos nossos professores e servidores. É uma seleção muito criteriosa que é feita, então a Emef Arco-Íris nos enche de orgulho, por atender tudo o que a Unesco preconiza. É muito importante podermos utilizarmos o selo da Unesco e usufruir de tantos benefícios que este credenciamento nos proporciona", declarou Lutterbeck.


O que é a rede PEA-Unesco?
A Rede de Escolas Associadas da Unesco (ASPnet) é uma das maiores e mais antigas redes educativas globais e segue o mandato da Unesco. Está presente em 182 países e possui 12 mil Escolas Associadas. A Rede promove os valores e os princípios da Constituição da Unesco e da Carta das Nações Unidas, que incluem os direitos fundamentais e a dignidade humana, a igualdade de gênero, o progresso social, liberdade, justiça e democracia, respeito pela diversidade e solidariedade.

Fotos de Carlos Eduardo Schneider

732 Visualizações

Notícias relacionadas

122

.

27 de Março de 2025

Educação

.

Projeto “Sapiência e Enrolado – Educação Fiscal” promove conscientização de alunos sobre tributos e cidadania

.

A abordagem envolve atividades lúdicas, debates e jogos educativos

.
.
Continuar lendo
.

127

.

20 de Março de 2025

Educação

.

Imigrante participa da 7ª Tertúlia do Programa Cooperativas Escolares

.

Participaram o secretário de Educação, Carlos Lutterbeck, a coordenadora pedagógica, Magali Baller Rohsig, a professora orientadora das cooperativas escolares, Rosana Fiegenbaum, e as diretoras Carla Klein Camilo (EMEF Arco-Íris) e Joice Brandt (EMEF Sant

.
.
Continuar lendo
.

122

.

17 de Março de 2025

Educação

.

Grupo TE Acolhe discute alimentação personalizada para alunos autistas

.

O encontro foi conduzido pela nutricionista da Educação, Celestina Rodrigues

.
.
Continuar lendo
.

186

.

24 de Fevereiro de 2025

Educação

.

Secretaria da Educação de Imigrante recebe novos livros para as EMEFs Arco-Íris e Santo Antônio

.

Com essa iniciativa, os alunos terão ainda mais acesso à leitura e ao conhecimento dentro do ambiente escolar

.
.
Continuar lendo
.

184

.

21 de Fevereiro de 2025

Educação

.

Aline Schonhorst assume coordenação pedagógica nas escolas municipais de Imigrante

.

Ela atuará em parceria com a Secretaria de Educação, equipes diretivas e professores para implementar novas práticas pedagógicas

.
.
Continuar lendo
.

179

.

20 de Fevereiro de 2025

Educação

.

Prefeitura de Imigrante viabiliza transporte para estudantes beneficiados com bolsas de estudo no Colégio Teutônia

.

Os cursos oferecidos são Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Eletromecânica

.
.
Continuar lendo
.

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.