Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Educandário é o primeiro do Vale do Taquari a receber o reconhecimento
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arco-Íris conquistou a chancela do Programa das Escolas Associadas à Unesco no Brasil (PEA-Unesco). O certificado foi entregue nessa sexta-feira, por Sueli Schabbach Matos da Silva, membro do Comitê de Coordenação Nacional da Rede PEA-Unesco no Brasil. A partir de agora, a Escola passará a utilizar o logo da Unesco em sua identidade visual. Na recepção à professora Sueli, uma turma da escola cantou uma música, que foi interpretada também em libras.
A Rede PEA-Unesco envolve, atualmente, 563 escolas no país. Destas, 226 são públicas, onde a Emef Arco-Íris se enquadra. “A Arco-Íris buscava esse reconhecimento desde o final de 2018. Mas a pandemia acabou impedindo o andamento do processo. Agora pudemos coroar o processo, recebendo a chancela deste programa”, explica a professora Sandra Spellmeier Zucchi, que, juntamente com a diretora Carla Camilo, participou desta construção desde o início.
Entre as obrigações das escolas associadas está apresentar um plano de trabalho anual – o pré-projeto; Enviar um relatório anual ao coordenador nacional; Participar em pelo menos um projeto, concurso ou campanha global ou regional proposto pela Unesco, ou em uma atividade nacional; Celebrar, em cada ano letivo, pelo menos dois Dias Internacionais instituídos pelas Nações Unidas, com a participação de toda a comunidade escolar.
“As vantagens de pertencer a este seleto grupo são inúmeras. Pertencer a uma comunidade global de escolas que é reconhecida desde 1953 pelo seu papel na partilha e difusão de valores, na educação para a compreensão internacional e na inovação, conforme explica Sueli.
“Acesso à orientação temática, conhecimentos especializados e recursos de ensino e aprendizagem da Unesco, oportunidades de participação em campanhas globais, celebrações e competições sobre as prioridades da Unesco, criação de contatos, colaborações e parcerias estreitas com as escolas
participantes em mais de 180 países ao redor do mundo”, cita.
O secretário da Educação, Carlos Alexandre Lutterbeck cita o orgulho que este reconhecimento representa para Imigrante, sendo a única escola do Vale do Taquari com tal reconhecimento. "Nós estamos muito felizes com a concretização deste processo todo, que demora muito tempo, e agradecemos o empenho da professora Sandra e da diretora Carla, que iniciaram esse processo em 2018. Por se tratar de um selo de reconhecida excelência internacional, demonstra o valor da nossa educação, o empenho dos nossos professores e servidores. É uma seleção muito criteriosa que é feita, então a Emef Arco-Íris nos enche de orgulho, por atender tudo o que a Unesco preconiza. É muito importante podermos utilizarmos o selo da Unesco e usufruir de tantos benefícios que este credenciamento nos proporciona", declarou Lutterbeck.
O que é a rede PEA-Unesco?
A Rede de Escolas Associadas da Unesco (ASPnet) é uma das maiores e mais antigas redes educativas globais e segue o mandato da Unesco. Está presente em 182 países e possui 12 mil Escolas Associadas. A Rede promove os valores e os princípios da Constituição da Unesco e da Carta das Nações Unidas, que incluem os direitos fundamentais e a dignidade humana, a igualdade de gênero, o progresso social, liberdade, justiça e democracia, respeito pela diversidade e solidariedade.
Fotos de Carlos Eduardo Schneider
.
.
.
.