Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O “Semáforo do Toque”, como a didática é conhecida, busca orientar as crianças sobre as partes do corpo onde alguém pode ou não tocar.
O Conselho Tutelar de Imigrante, em parceria com a Secretaria de Educação e Saúde e Assistência Social, proporcionaram aos alunos uma aula prática sobre o toque indevido. O “Semáforo do Toque”, como a didática é conhecida, busca orientar as crianças sobre as partes do corpo onde alguém pode ou não tocar. As sessões foram conduzidas por Jeferson Leon, nas Emefs Santo Antônio e Arco-Íris.
“O Semáforo do Toque é uma forma descontraída de ensinar as crianças sobre partes de seu corpo onde elas podem e não podem ser tocadas por pessoas estranhas a ela, de acordo com as cores do semáforo do nosso dia a dia. Os pontos verdes significam onde ela pode ser tocada; nos amarelos, precisa ter atenção; e nos vermelhos, está proibido o toque”, explica o profissional.
Durante a didática, há a participação dos professores, mas não há necessidade de contar com a presença dos pais pois não se trata de um tema sensível ou sexual, mas um alerta em forma de didática e simples sobre onde a criança pode ou não pode ser tocada. “Esse trabalho preventivo é fundamental para os pequenos, pois eles precisam estar atentos a possíveis casos de abuso, que podem ocorrer até mesmo dentro da própria família”, declarou o secretário da Educação, Carlos Alexandre Lutterbeck.
“De todas as ferramentas das quais dispomos, a informação é uma das mais poderosas, como forma de proteger as crianças de até 12 anos, dessas violações. Hoje distribuímos panfletos com cores e explicações claras, para que a comunidade escolar possa estar sempre atenta”, disse a Conselheira Tutelar Janaína Catto.
Fotos: Carlos Eduardo Schneider / Cris Thomé / Divulgação
.
.
.
.