Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Imigrante realizou atividades em prol da Luta Antimanicomial
Profissionais da área da saúde e mulheres que participam da Oficina Terapêutica em Imigrante realizaram atividades sobre a Luta Antimanicomial, lembrada no Brasil no dia 18 de maio. O grupo foi às ruas no dia 17, para conversar e informar a população sobre a causa.
Após a caminhada, as mulheres ocuparam a praça da Igreja da Paz, onde trocaram ideias sobre a saúde estar nas relações interpessoais, ou seja, nas trocas saudáveis entre as pessoas.
Segundo a psicóloga Camila Vian o movimento antimanicomial é de extrema importância pois, sabe-se que ainda existe muito preconceito com as diferenças.
A luta é caracterizada pela defesa dos direitos das pessoas que sofrem de transtornos mentais. Durante muitos anos, a atenção em saúde mental esteve centrada nos manicômios, locais onde as pessoas perdiam suas referências de vida, eram excluídas do convívio familiar, do trabalho, da cidade, entre outras.
O Movimento Antimanicomial combate a ideia do isolamento e defende o tratamento das pessoas em liberdade. A Reforma Psiquiátrica implementou o tratamento humanizado evidenciando que todos têm direito a viver em sociedade e receber um tratamento digno. Atualmente, existem outros dispositivos de cuidado, como as Oficinas Terapêuticas na atenção básica.
Em Imigrante, a Oficina Terapêutica é destinada a mulheres que estão passando por algum sofrimento mental, e ocorre todas as terças-feiras, no Centro de Saúde. Os trabalhos realizados são coordenados pela psicóloga Camila Vian e pela oficineira Melier Diersmann, juntamente com outros profissionais da saúde.
Durante os encontros, o grupo confecciona trabalhos manuais, oportunidade no qual falam de suas dificuldades, trocam experiências, constroem novos vínculos e novas formas de lidar com seus sofrimentos.
.
.
.
.