.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Gabinete - Quarta-feira, 03 de Setembro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Seminário Regional da Primeira Infância aborda crianças com TEA em Colinas

Profissionais da Saúde, Assistência Social, CRAS, Conselho Tutelar e Educação de Imigrante participaram da qualificação


Seminário Regional da Primeira Infância aborda crianças com TEA em Colinas

Na sexta-feira, dia 29 de agosto, profissionais da Saúde, Assistência Social, CRAS, Conselho Tutelar e Educação de Imigrante participaram do Seminário Regional da Primeira Infância: Crianças TEA (Transtorno do Espectro Autista), realizado no Teatro Municipal de Colinas. O evento reuniu representantes dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Sol Nascente (AMSOL) e teve como objetivo a formação qualificada e a troca de experiências entre profissionais das redes de atendimento à infância.

 

O seminário destacou a importância do trabalho multidisciplinar no desenvolvimento das crianças e contou com apresentações culturais de canto e dança de integrantes do município de Colinas.

 

Pela manhã, foi apresentado um case da primeira infância de Colinas, desenvolvido em parceria com a Urban 95, iniciativa global da Fundação Bernard van Leer voltada ao desenvolvimento integral das crianças. Em seguida, a psicomotricista Manuelita Dotti ministrou a palestra “Acolher para desenvolver: tempos individuais e espaços potenciais na educação infantil”, ressaltando as fases do desenvolvimento infantil e a importância do afeto na formação psíquica da criança. A mediadora Danielle Harth conduziu o painel de debates, promovendo a troca de práticas e experiências entre os participantes.

 

No período da tarde, o palestrante nacional Marcos Petry, escritor, músico, poliglota e autista, acompanhado de sua mãe, Arlete, compartilhou sua trajetória de vida, trazendo perspectivas de superação e inclusão. Marcos apresentou características do Transtorno do Espectro Autista, contribuindo para a compreensão e sensibilização de toda a rede de apoio à infância na região.

 

O Seminário fez parte das ações da AMSOL, que na sequência realizou reunião com os prefeitos para discutir pautas coletivas dos municípios. Durante o encontro, também foi apresentada a rede social da associação, que será utilizada para divulgação das pautas regionais. A próxima reunião está marcada para 29 de setembro, em Teutônia, no Auditório do Sicredi, junto com o Seminário Regional de Educação Fiscal.

 

Crédito da foto: Divulgação Prefeitura de Imigrante

17 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.