.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Segunda-feira, 07 de Novembro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Coral Municipal de Imigrante se apresenta no Uruguai

Coral Municipal de Imigrante se apresenta no Uruguai


Coral Municipal de Imigrante se apresenta no Uruguai

O Coral Municipal de Imigrante esteve presente no V Encontro Binacional de Coros, que ocorreu no último sábado, dia 05 de novembro, nas cidades de Rio Branco no Uruguai, e Jaguarão na fronteira.

Também participaram do Festival o Coro Polifónico de Rio Branco, Coro Municipal de Vergara, Coro Pro-Música de Treinta y Tres, Coro Municipal de Jaguarão, Coral da UFPel, Grupo do Corredor da UFpel, Grupo Vocal Tramavoz, Coro Maysupí, Coro Departamental Emir Pica y Grupo de Cuerdas Sonantes.

As músicas apresentadas pelo grupo de Imigrante foram “Ameno”, “Verleih uns Frieden”, “Amanheceu, Peguei a Viola”, e “Pot-pourri – Oktober”.

A primeira apresentação foi na capela Inmaculada da cidade uruguaia de Rio Branco. Segundo o regente do Coral de Imigrante, Martin Altevogt, o local possui uma acústica peculiar que propiciou um som muito interessante para os coros do Brasil e Uruguai que estiveram no encontro.

A Igreja Minervina de Jaguarão, localizada na fronteira do Estado do Rio Grande do Sul com o Uruguai, foi palco da segunda apresentação do festival. Nela, os coros puderam variar as músicas e apresentar informações relevantes sobre o repertório e características do seu grupo.

Em Jaguarão, os cantores puderam prestigiar um quinteto de cordas composto por jovens uruguaios, que tocaram com três violinos, um cello e um contrabaixo.


Os relatos da experiência
Sílvio Gärtner está no Coral desde sua criação em 1993. Foi a primeira vez que o grupo se apresentou fora do país e ele ressalta que foi uma experiência muito gratificante.
Angela Raquel Acadroli afirmou que foi uma experiência muito boa para o grupo na parte cultural e também histórica, principalmente pelas características que a cidade mantém.
Segundo Altevogt, a participação no festival foi uma oportunidade de intercâmbio cultural, pois os uruguaios têm uma forte tradição de canto coral.
“Jaguarão tem uma importância histórica muito grande para o nosso Estado. Foi muita rica no século XIX e isso deixou um legado cultural diferenciado para a cidade, como a bela arquitetura espanhola e portuguesa, igrejas muito bonitas e um teatro de padrão europeu”, explica ele.

O Coral Municipal de Imigrante
Criado em 1993, motivado pela Administração Municipal da época, tinha como propósito cultivar as raízes culturais alemãs e italianas, no canto coral. Desde então realiza diversas apresentações no município e participa de encontros e festivais em todo o Estado.
Em 1996 e 2003 lançou os CD’s “Música e Vida” em parceria com a Orquestra Municipal e o Coral Infanto-Juvenil, e em 2014, gravou o Cd de músicas sacras.



 

149 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.