Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Coral Municipal de Imigrante se apresenta no Uruguai
O Coral Municipal de Imigrante esteve presente no V Encontro Binacional de Coros, que ocorreu no último sábado, dia 05 de novembro, nas cidades de Rio Branco no Uruguai, e Jaguarão na fronteira.
Também participaram do Festival o Coro Polifónico de Rio Branco, Coro Municipal de Vergara, Coro Pro-Música de Treinta y Tres, Coro Municipal de Jaguarão, Coral da UFPel, Grupo do Corredor da UFpel, Grupo Vocal Tramavoz, Coro Maysupí, Coro Departamental Emir Pica y Grupo de Cuerdas Sonantes.
As músicas apresentadas pelo grupo de Imigrante foram “Ameno”, “Verleih uns Frieden”, “Amanheceu, Peguei a Viola”, e “Pot-pourri – Oktober”.
A primeira apresentação foi na capela Inmaculada da cidade uruguaia de Rio Branco. Segundo o regente do Coral de Imigrante, Martin Altevogt, o local possui uma acústica peculiar que propiciou um som muito interessante para os coros do Brasil e Uruguai que estiveram no encontro.
A Igreja Minervina de Jaguarão, localizada na fronteira do Estado do Rio Grande do Sul com o Uruguai, foi palco da segunda apresentação do festival. Nela, os coros puderam variar as músicas e apresentar informações relevantes sobre o repertório e características do seu grupo.
Em Jaguarão, os cantores puderam prestigiar um quinteto de cordas composto por jovens uruguaios, que tocaram com três violinos, um cello e um contrabaixo.
Os relatos da experiência
Sílvio Gärtner está no Coral desde sua criação em 1993. Foi a primeira vez que o grupo se apresentou fora do país e ele ressalta que foi uma experiência muito gratificante.
Angela Raquel Acadroli afirmou que foi uma experiência muito boa para o grupo na parte cultural e também histórica, principalmente pelas características que a cidade mantém.
Segundo Altevogt, a participação no festival foi uma oportunidade de intercâmbio cultural, pois os uruguaios têm uma forte tradição de canto coral.
“Jaguarão tem uma importância histórica muito grande para o nosso Estado. Foi muita rica no século XIX e isso deixou um legado cultural diferenciado para a cidade, como a bela arquitetura espanhola e portuguesa, igrejas muito bonitas e um teatro de padrão europeu”, explica ele.
O Coral Municipal de Imigrante
Criado em 1993, motivado pela Administração Municipal da época, tinha como propósito cultivar as raízes culturais alemãs e italianas, no canto coral. Desde então realiza diversas apresentações no município e participa de encontros e festivais em todo o Estado.
Em 1996 e 2003 lançou os CD’s “Música e Vida” em parceria com a Orquestra Municipal e o Coral Infanto-Juvenil, e em 2014, gravou o Cd de músicas sacras.
.
.
.
.