Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Imigrante investe no setor primário
Tendo em vista ser a agropecuária responsável por cerca de 30% do Valor Adicionado gerado em Imigrante, o município efetua investimentos na área. Atualmente são mais de 20 formas de incentivo disponibilizadas aos produtores rurais, com o objetivo de aumentar a produção e a produtividade da atividade agropecuária, consequentemente a arrecadação do município e a qualidade de vida dos imigrantenses.
Dentre os eles está o auxílio na terraplanagem de projetos agropecuários, onde se concede até 80 horas de máquina com subsídio de 100% para a construção ou ampliação de aviários e chiqueirões. A ação é regulamentada pela Lei municipal nº 1915 de 2014, e até 10 projetos podem ser atendidos.
Os produtores rurais também têm acesso a auxílios como everminação, pacote agrícola, auxílio em obras de eletrificação rural, análise de solo, imunizações, custeio de veterinário, melhoria dos acessos, entre outros.
A família Krüger que reside em Imigrante, tem como carro-chefe a unidade produtora de leitões. Trabalham na propriedade o casal Werner e Edel, juntamente com o filho Cristian. Mensalmente, comportam a criação de cerca de mil leitões.
Com o intuito de incentivar o aumento da produção, eles receberam auxílio na terraplanagem do novo chiqueiro, bem como foi melhorado o acesso à propriedade para facilitar o escoamento da produção.
No caso da família Krüger, foi preciso ampliar a capacidade da rede elétrica por ela não comportar o novo sistema de alimentação automático em todas as instalações, bem como, o aquecimento térmico das maternidades.
Cristian explica que incentivos como horas máquina para terraplanagem e acesso à propriedade são excelentes, do contrário seria impossível realizar o transporte dos diferentes produtos agrícolas. Da mesma forma a terraplanagem, tendo em vista a necessidade de constantes investimentos em estrutura e modernização de galpões e equipamentos, tudo isso com o objetivo de atender às normatizações legais e também aumentar a produção.
Com o aumento da produção também há mais geração de impostos que voltam para os cofres públicos, e é mais capital circulando pelo comércio, fazendo a roda da economia girar. “Sem dúvida, incentivar o produtor rural é uma forma de motivá-lo a não abandonar às terras que possui, é empreender e transformá-lo em um empresário, com grande potencial na geração de renda nos diferentes níveis da economia”, ressalta ele.
Vários produtores já receberam os incentivos concedidos pelo município. Para isso, precisa comprovar que não possuem débitos com a municipalidade e devem se enquadrar nos critérios que determinam as Leis, referentes a cada um dos incentivos.
Para saber mais sobre os incentivos, os produtores podem consultar diretamente a equipe da Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua do Moinho nº50, ou pelo telefone (51) 3754 1001, em horário de expediente.
.
.
.
.