As escolas do município de Imigrante e as equipes da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante participaram de diversas atividades.
Os alunos participaram da primeira fase da OBMEP, já as equipes diretivas e representantes da pasta participaram de reuniões do PNAIC, Conferência de Educação e a implantação do Programa Mais Alfabetização.
PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para os anos de 2017 e 2018 o PNAIC ampliou a área de ação, envolvendo também as turmas de Pré-escola, que possui alunos de 4 e 5 anos.
O município de Imigrante participa do programa desde o ano de 2013 e vem desenvolvendo formação continuada para os professores que atuam nas turmas de abrangência do projeto. Esta formação é feita por professores da própria Rede, devidamente capacitados pelo Programa. A Universidade Federal de Pelotas é a entidade responsável por oferecer a capacitação aos professores formadores, que posteriormente replicam esta formação aos professores da Rede Municipal.
Momentos de formação e planejamento estão sendo desenvolvidos desde novembro de 2017 pelas formadoras locais Inês Von Mühlen – Pré-escola e Daniela Kohl Duarte – Ciclo de Alfabetização. Atividades teóricas e práticas fazem parte dos momentos de estudo do grupo de professores, refletindo diretamente no trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.
O PNAIC que tem como Coordenadora Local a professora Magali Röhsig, tem como principal objetivo atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.
PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
O Programa Mais Alfabetização, instituído pelo Ministério da Educação, inicia suas atividades na próxima semana, contemplando alunos da EMEF Arco-Íris e EMEF Santo Antônio. Com objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes, atuando diretamente nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
As Escolas contarão com o apoio de um Assistente de Alfabetização selecionado através de processo seletivo simplificado, que atuará como auxiliar do trabalho pedagógico do professor alfabetizador. Imigrante foi contemplado com 5h semanais por turma, sendo selecionadas duas turmas na EMEF Arco-Íris e uma turma na EMEF Santo Antônio.
A Assistente de Alfabetização selecionada é Lira Lutterbeck que iniciará o trabalho na próxima semana, de acordo com cronograma elaborado com as direções das referidas escolas.
CONAE
Na última terça-feira, 05 de junho, Imigrante esteve representado na Conferência Intermunicipal de Educação que teve como tema principal a “Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. O encontro reuniu 15 municípios e foi realizado em Teutônia.
Dentre os oito eixos debatidos, Imigrante ficou responsável por coordenar o terceiro, que abordava planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.
Ao final, os grupos expuseram as observações de cada temática. Por fim, efetuaram a votação por manter ou tirar as modificações sugeridas.
OBMEP
Também no dia 05 de junho foi aplicada a prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Cerca de cem alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das Escolas Santo Antônio e Arco-Íris realizaram as provas.
Já a Escola 25 de Maio, que possui Ensino Médio, teve 89 estudantes que participaram da OBMEP.
Imigrante