Segurança Pública foi tema de audiência em Imigrante

Administração - Sexta-feira, 28 de Agosto de 2015


Segurança Pública foi tema de audiência em Imigrante



Imigrante realizou na última quinta-feira, dia 27 de agosto, uma Audiência Pública para debater assuntos referentes à segurança no município. O encontro ocorreu no Centro Comunitário Evangélico Arroio da Seca, localizado no Centro.

Estiveram presentes o Comandante do CRPOVT Coronel Humberto Teixeira, o comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar Major Marcelo Fernandes Abreu, o Sargento Claudiomiro Chiesa e demais soldados da BM de Imigrante, presidente do CONSEPRO Imigrante Jairo Luciano Gärtner, presidente da CIC Osmildo Duarte Daumling, chefes do Executivo Municipal, Vereadores, Bombeiros da Imicol, alunos e comunidade em geral.

O Prefeito Celso Kaplan deu início à Audiência, instigando as pessoas a colocarem suas dúvidas, bem como ideias referentes à prevenção, que foi a palavra chave de toda a conversa entre a comunidade e os representantes de órgãos de segurança.

O Coronel Teixeira colocou que a prevenção é fundamental para manter a segurança. Ele levantou os problemas enfrentados pelas corporações da BM nos últimos tempos, como o parcelamento de salário, aposentadorias de diversos policiais e a falta de reposição que deixa órgão com o efetivo muito inferior do que seria necessário no Estado. Uma das soluções adotadas são ações de inteligência, no qual são estudados casos e diversos comandos trabalham em parceria.

Teixeira reforçou a prevenção do uso de drogas como forma de manter os níveis de criminalidade baixos. Ressaltou que as famílias são fundamentais no combate à drogadição, pois são a base que os jovens necessitam e que é importante os pais assumirem as responsabilidades que muitas vezes são colocadas como sendo da escola.

As principais soluções que surgiram foram com relação ao monitoramento de certos pontos por meio de câmeras, o que segundo o Prefeito está tramitando um projeto regional, no qual serão necessários cerca de R$10 milhões em verbas, mas está em andamento.

Outra questão levantada foi das pessoas estarem mais alertas e avisarem a Brigada local para a circulação de pessoas estranhas em atitudes suspeitas na cidade, não incentivando a paranoia, mas que exista mais colaboração dos moradores com os soldados que atuam no município.

Também foi sugerido pelo Major Abreu que o Município exija melhorias na estrutura dos prédios em que estão localizadas as agências bancárias, para dificultar a entrada de pessoas armadas e atrelar o cumprimento das mesmas para a obtenção do Alvará de funcionamento das instituições.

A Audiência para debater segurança foi uma iniciativa da Administração Municipal em parceria com a Câmara de Vereadores o CONSEPRO Imigrante, e a CIC Imigrante.

Prefeitura Municipal


Imigrante