Algumas doenças que os brasileiros já haviam esquecido por estarem erradicadas há anos voltam a circular no país. O sarampo que há quatro anos não havia registro retorna e com grande intensidade no Brasil. Só no Rio Grande do Sul já foram confirmados sete casos da doença.
Diante disso, o Ministério da Saúde vai retomar a campanha específica contra o Sarampo e Poliomielite, entre os dias 6 e 31 de agosto, sendo o dia D em um sábado, dia 18 de agosto. O público-alvo da campanha é de crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias (5 anos incompletos).
As duas unidades de saúde do município disponibilizarão vacinas e estarão abertas no dia D, 18 de agosto, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Entenda como essas vacinas são realizados hoje pelo Ministério da Saúde na rotina:
-crianças de 12 meses a menores de cinco anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral imuniza contra Sarampo, Rubéola e Caxumba) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral que imuniza contra Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela);
-crianças de cinco anos a nove anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias entre as doses.
Adolescentes e adultos de até 49 anos que não foram vacinados:
-pessoas de 10 a 29 anos não vacinadas: duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias;
-pessoas de 30 a 49 anos não vacinadas: uma dose da vacina tríplice viral.
É importante ressaltar que os adultos que ainda não fizeram as vacinas procurem a Unidade de Saúde em qualquer época do ano para atualizar a caderneta de vacinação, e que a campanha destina-se somente para o público-alvo. Todas as crianças dentro dessa faixa etária estabelecida deverão ser levadas à unidade de saúde para se vacinar independentemente da situação vacinal.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da saúde no Centro de Saúde ou na UBS de Daltro Filho.
Imigrante