Cerca de 40 pessoas participaram da inauguração do Caminho Autoguiado de Imigrante, no último domingo (30). Apesar do mau tempo, o grupo concluiu o roteiro de 13,8 quilômetros, que inicia na Praça Municipal Henrique Brückner e segue em direção à Linha Imhoff.
A Praça, o Cactário Horst, a Igreja da Paz, Museu Lumi, antiga escola, casas com arquitetura colonial, Wasserfal, pinguelas, entre outras belas paisagens, fazem parte do roteiro.
O Secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, David Orling, deu boas-vindas ao grupo que realizou a caminhada e ressaltou as belas paisagens que seriam encontradas no roteiro.
O Prefeito Celso Kaplan destacou que o roteiro é um marco para o turismo no município, pois oportuniza a visitação de outros locais, reforçando trabalho que já vem sendo realizado pelo poder público e empreendedores de Imigrante.
O café da manhã e o almoço foram servidos no Museu Lumi, tendo no cardápio produtos coloniais. Na oportunidade, o Grupo de Danças Sonnenlicht se apresentou e Arno Hubert Imhoff mostrou a antiga caixa alemã de música, fabricada em 1895.
A realização do Caminhos Autoguiados conta com Passeios na Colônia, Amturvales, Sicredi, Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Imigrante.
O Caminho Autoguiado
O roteiro do Caminho Autoguiado de Imigrante pode ser feito sem o acompanhamento de guias, em qualquer dia, no horário entre às 7 e 18 horas. O ponto de início é a Praça Municipal Henrique Brückner, localizada na Rua Guilherme Ernesto Lagemann, no Centro.
Junto à placa de início, está a caixinha com os mapas. A partir de então, o caminho pode ser feito sob a orientação das placas, que estão no caminho e com o auxílio do mapa, que traz os principais atrativos numerados e demarcados.
Após sair do Centro em direção à Linha Imhoff, o participante retorna para o Centro e segue até a Praça, que também é o local de finalização do trajeto.
Imigrante