A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arco-Íris, de Imigrante, participou do Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de setembro. O evento foi realizado em Ouro Preto, Minas Gerais, onde reuniu mais de 900 educadores de 25 estados. Estiveram presentes a vice-diretora da escola, Sandra Spellmeier Zuchi, e o secretário municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, David Orling.
No início deste ano, a EMEF Arco-Íris recebeu a notícia de que havia sido aceita como candidata ao Programa de Escolas Associadas (PEA). Segundo Sandra, foi encaminhado ao programa um relatório das atividades desenvolvidas pela escola. “A ideia de pertencermos a uma rede internacional foi sendo construída. No início do ano, recebemos a feliz notícia de que fomos escolhidos como uma escola candidata”, conta.
Como candidata, a escola é convidada a participar de todos os eventos da Rede PEA. O Programa foi criado com o intuito de construir a cultura da paz e promover a educação para o desenvolvimento sustentável, de modo a formar gerações conscientes. “É muito importante colocarmos Imigrante em sintonia com escolas do mundo todo que integram a rede UNESCO. Queremos compartilhar o que temos feito em Imigrante, e também conhecer experiências do mundo inteiro”, declara David.
As escolas associadas funcionam como laboratórios de ideias, que desenvolvem novas abordagens de ensino e aprendizagem com base nos valores da UNESCO, tornando-se modelos em suas comunidades. “Não queremos olhar apenas para o que fazemos, queremos conhecer as potencialidades mundiais para a educação do terceiro milênio”, destaca Orling.
Imigrante