Na segunda-feira, 13/04, o município de Imigrante recebeu a visita da Defesa Civil Regional de Passo Fundo em uma das etapas finais para a obtenção da homologação da Situação de Emergência em função da estiagem, por parte da Defesa Civil Estadual. Caso o parecer seja favorável, o Estado homologará o decreto municipal nº 1.834, de 17 de março de 2020. A próxima etapa será o envio online do pedido de reconhecimento desse processo por parte da Defesa Civil Nacional.
Imigrante vem sofrendo com a falta de chuvas regulares desde novembro de 2019. Contudo, foi a partir de meados de janeiro de 2020 que a situação se agravou muito. A precipitação acumulada no período compreendido entre 25 de janeiro de 2020 até 14 de abril de 2020 ficou ao redor dos 120mm, menos de um terço do que seria considerado normal para o referido período.
Existe uma preocupação muito grande com essa situação, tendo em vista que as projeções não são muito otimistas para os próximos meses, sendo que a tendência é continuarmos com volumes de chuva abaixo do normal.
Essa falta de chuvas já produziu inúmeros prejuízos, em especial aos produtores rurais. Em encontro realizado entre a Secretaria da Agricultura, EMATER, STR e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, foi feito um levantamento de perdas no qual se projetou uma quebra de 40% nas produções de milho grão e milho silagem, bem como na soja. Outras atividades agrícolas que estão sofrendo muito são os cultivos de hortaliças e também a fruticultura.
Além das plantações, a falta de chuvas compromete também as produções de leite, frango de corte e suínos. Diversos produtores de Imigrante estão deixando de alojar animais na criação pelo sistema integrado em função da falta de água. Essa situação é extremamente prejudicial tanto para o produtor como para o próprio município de Imigrante.
Não podemos deixar de comentar sobre a necessidade de todos terem a consciência de fazerem o uso racional da água. Nesse período é fundamental não desperdiçarmos água.
Ao final desse processo, com o reconhecimento da situação de emergência em função da estiagem, teremos como reflexo: agilização da liberação dos valores dos seguros agrícolas; fundamentação para a renegociação de dívidas dos produtores rurais junto a rede bancária; e o Município poderá obter auxílio para a captação de água com perfurações de poços artesianos mais profundos.
Imigrante