As Agentes de Saúde e o Agente de Endemias estão visitando as casas no município de Imigrante para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus – que foi detectado em armadilha no mês de janeiro.
Além das visitas, a Secretaria da Saúde elaborou um material de divulgação para a Secretaria da Educação, que em conjunto com os professores, realizarão atividades para os alunos. A ação visa contribuir no combate ao mosquito transmissor da Dengue. A infestação do mosquito também foi tema na reunião do Conselho Municipal da Saúde.
A Secretaria solicita aos proprietários de terrenos habitados e baldios, que realizem a limpeza dos mesmos, garantindo que não haja algum material que acumule água. Diferente do mosquito borrachudo, que se prolifera em água corrente e limpa, e uma das formas de eliminação é a aplicação do larvicida BTI, o foco do Aedes é a água seja como em vasos de flores, poças, pneus, potes e outros locais onde pode haver água parada, principalmente da chuva.
A maioria dos infectados pela Dengue apresenta dores nas articulações, fadiga, dor de cabeça, febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor nas costas e náuseas. Em caso de apresentar algum dos sintomas, o paciente deve procurar atendimento nos postos de saúde.
Prefeitura Municipal
Imigrante