A apresentação do projeto, dos trâmites legais, e do processo da arrecadação através de incentivos fiscais da Lei de Incentivo à Cultura RS para o restauro do Convento São Boaventura foram apresentadas pela equipe da Escaiola Arquitetura Rara, formada pelos Arquitetos Juliana Betemps, Pablo Uez e Cristiane Rauber ao prefeito Germano Stevens. Participaram também do encontro o Secretário da Administração, Planejamento e Financias Charles Porsche, o Secretário Da Educação, Cultura, Desporto e Turismo Carlos Alexandre Lutterbeck, e representando o Convento os Freis Blásio Kummer e Marino Pedro Rhoden.
O prefeito Germano Stevens confirmou que o município será apoiador do projeto e está encaminhando os trâmites legais para concretizar este apoio. “O município já tem uma longa história de parcerias com o Convento São Boaventura, e este projeto agora vem para ampliar estas possibilidades. Principalmente com a construção de um moderno auditório que poderá ser utilizado pela municipalidade para oficinas culturais e eventos oficiais, com o empréstimo do espaço pela administração do Centro Cultural São Boaventura” destacou.
A restauração do Convento Franciscano São Boaventura será fundamental para a conservação do patrimônio histórico de Imigrante. A edificação foi construída toda em pedra grês na década de 1940, remete ao estilo dos mosteiros franciscanos europeus e possui uma capela em estilo medieval. A edificação foi tombada pelo município de Imigrante, onde além da restauração propõe-se a construção e equipamento de teatro anexo com 180 lugares, visando à criação do Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura. O custo projetado para a obra é de R$ 1.853.000,00.
Conforme a equipe da Escaiola o projeto possui várias ações que vão além do restauro e construção, tais como: evento para divulgação do lançamento da obra; produção e difusão de vídeo para divulgação do projeto de restauração e patrocinadores, comunidade, apoiadores e internet; produção e publicação de website para divulgação do projeto e acompanhamento das obras; produção e distribuição de folders de divulgação ao público do projeto de restauração concluído; produção e instalação de painel de identificação da obra e veiculação das marcas dos viabilizadores, realizadores e patrocinadores.
O restauro do Convento e construção do teatro é um projeto viabilizado por meio do sistema Pró-Cultura/Lei de Incentivo à Cultura - LIC/RS (Lei n° 13490/2010). O processo está registrado sob o número 000127-11.00/15-8.
Porque ser um parceiro?
Além de associar sua marca à promoção da cultura e preservação do patrimônio edificado no RS, os parceiros do projeto cultural garantem abatimento de 100% do ICMS investido com contrapartida de 5% ao Fundo de Amparo à Cultura.
Como ser um parceiro?
Passo 1 Interesse - Enviar dados da empresa para a produtora e assinar o termo de interesse de patrocínio. Aguardar retorno da SEDAC com deferimento da captação.
Passo 2 Formalização - A SEDAC emitirá a carta de habilitação de patrocínio provisória. O repasse ao projeto e o pagamento da Guia de arrecadação pode ser feito.
Passo 3 Depósito e Dedução - A empresa deposita o valor na conta específica do projeto. Recebe a
Carta de Habilitação definitiva. 100% do valor patrocinado é crédito de ICMS referente ao mês.
Imigrante