Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Imigrante realizaram no sábado, dia 10 de julho, a etapa prática do curso de APH - Atendimento Pré Hospitalar e BLS - Suporte Básico à Vida ministrado pelo reconhecido instrutor Kris Reis de Porto Alegre. A capacitação foi fornecida pela municipalidade a toda equipe de linha de frente, que presta assistência direta ao paciente.
A Secretária da Saúde Joice Cristina Horst destaca que a qualificação dos servidores foi prioridade, pois gera resultados em benefício da população e no atendimento a quem necessita dos serviços dos profissionais em saúde. “A Secretaria já estuda o cronograma de cursos e capacitações que serão realizadas nos próximos meses pela pasta. É um investimento no funcionalismo, que trará benefícios diretos aos munícipes” menciona.
O Atendimento Pré-Hospitalar ou APH, se refere ao atendimento realizado fora do ambiente hospitalar, em geral em regime de urgência/emergência. No caso de pacientes graves, este atendimento pode ser o diferencial entre a vida e a morte. Além de fornecer um sistema de transporte, o APH permite o primeiro atendimento no local onde o problema se desencadeia, como, por exemplo um trauma, causado por uma queda ou um acidente de trânsito, antes de o paciente ser levado a um serviço médico.
Já o BLS é um curso de suporte básico de vida, destinado a lidar com emergências. O curso focou em situações de ameaça imediata à vida do paciente, ensinando os profissionais a reagir de maneira rápida e efetiva. Além disso, o curso ofereceu perspectivas realistas da ocorrência destas situações, contextualizando a informação e auxiliando na retenção do conhecimento.
O combo dos cursos teve carga horária de 30h e foi realizado por meio híbrido: presencial e online. Para estar apto ao curso prático, os participantes tiveram que passar pela prova escrita. No curso, os participantes também foram atualizados das novas diretrizes e protocolos de trauma em adulto e da parada cardiopulmonar adulto e pediátrica, das manobras de reanimação cardiopulmonar e do uso do DEA - Desfibrilador, e da desobstrução das vias aéreas.
Para o condutor Cristiano Pott o curso foi muito proveitoso e de grande utilidade para a sua profissão: “Fiquei muito satisfeito com o curso, pois enriqueceu meus conhecimentos, trazendo mais segurança na hora do socorro e transporte dos pacientes” disse.
Prefeitura Municipal
Imigrante