A Organização Mundial de Saúde instituiu o Setembro Amarelo com o objetivo de promover ações de prevenção do suicídio. Este tema, ainda pode assustar algumas pessoas e nem todo mundo quer abordá-lo. Porém, assim como outras doenças (cardíacas, renais, etc), as doenças da mente também são tratáveis.
Pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida podem ser insuportáveis e pode ser muito difícil saber o que fazer e como superar esses sentimentos, mas existe ajuda disponível. Com tratamento adequado, a pessoa pode melhorar a sua qualidade de vida.
Sabe-se que o adoecimento mental é um fator de risco para o suicídio. Porém, as causas são multifatoriais, ou seja, não há uma causa única. Desta forma, é importante que as famílias, as comunidades, fiquem atentas a alguns sinais que a pessoa em sofrimento pode estar apresentando:
* Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança;
* Expressão de ideias ou de intenções suicidas;
* Isolamento;
* Alterações comportamentais e no humor.
Para que essas questões sejam lembradas, a equipe de Saúde do município irá abordar o tema durante o mês de forma mais intensa. Serão realizadas intervenções na Unidade de Saúde (de prevenção e promoção da vida), nos Grupos de Saúde e na comunidade.
E onde buscar ajuda?
* Centro de Saúde de Imigrante/Unidade Básica de Daltro Filho;
* Agentes Comunitárias de Saúde;
* Serviços da Rede do município;
* Plantão da Saúde;
* CVV (Centro de Valorização da Vida) – 188;
* Hospital de Estrela.
Prefeitura Municipal
Imigrante