Jovens prestam compromisso do PROERD

Administração - Sábado, 13 de Novembro de 2021


Jovens prestam compromisso do PROERD

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD formou 33 jovens imigrantenses na quinta-feira, 04 de novembro. O cerimonial que reuniu a comunidade escolar, alunos e familiares, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, em Daltro Filho.

Participaram da solenidade o Secretário da Educação, Cultura, Desporto e Turismo Carlos Alexandre Lutterbeck, o Vereador Celso Horst, a Capitã Carmine Brescovit, o Comandante do GPM Valdir Schwarz e o presidente do Consepro Cleibler Mattuella.

Os alunos das turmas do 5º Ano participaram ao longo do primeiro semestre de 10 encontros com o Sargento Valdir Schwarz, que visaram conscientizar jovens sobre os perigos das drogas e da violência.

PROERD é organizado pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari e pelo 40º Batalhão de Polícia Militar. É a versão brasileira de um programa que surgiu em 1983 nos Estados Unidos. Vale ressaltar que, desde a implantação do PROERD no Rio Grande do Sul, em 1998, a Brigada Militar alcançou a marca significativa de mais de 1 milhão e quatrocentas mil crianças, jovens e adultos abrangidos e mais de oitocentos instrutores formados.

Na noite, os alunos prestaram o compromisso do PROERD que é “prometo resistir às drogas e a violência, para o bem do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Imigrante, pelo meu próprio bem e de minha família”.

Segundo o Sargento Valdir, o programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Brigada Militar para a valorização da vida, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

Após o Leão, mascote do PROERD, entregou os certificados de conclusão do curso. Os alunos participantes redigiram uma redação sobre o aprendizado que tiveram com o programa, e após avaliação dos instrutores, foram selecionadas em 1º lugar a redação de Gabriela Ritter Pozzebon da EMEF Arco Íris e em 2º Lugar Caroline Wahlbrinck da EMEF Santo Antônio. Elas receberam como prêmio uma bicicleta e medalha, respectivamente.

A Capitã Carmine, presentando o 40º Batalhão de Polícia Militar, destacou que o certificado simboliza a conclusão deste trabalho e a vitória d cada um dos formandos na luta contra as drogas. “Vocês aprenderam como tomar boas decisões. Crianças, usem os ensinamentos do Sargento Valdir para a vida toda de vocês, pois as nossas escolhas podem ter consequências positivas e negativas. A Brigada Militar e a comunidade de Imigrante desejam que este símbolo de vitória permaneça constante na vida destes jovens” destacou.

O Secretário Carlos parabenizou a todos pela dedicação e mencionou que o Proerd, assim como toda a educação, não ocorre somente na escola, e por isso família e escola têm que caminhar juntos. “Precisamos do envolvimento das famílias, da Brigada Militar e da comunidade como um todo, para formarmos pessoas que consigam tomar as melhores decisões no futuro e ajudarmos a se tornarem pessoas de bem”.

Alunos Formandos da EMEF Arco Íris :Alexandre Fortes do Amaral, Ana Sofia Kalkmann, Bruna Camily Bergmann Alves, Cícero Arthur Schneider, Davi Luis Wahlbrinck, Éric Mateus Lagemann, Erick Matheus dos Santos, Francine Emanuele Moraes de Oliveira, Gabriela Ritter Pozzebon, Gustavo de Borba Magedanz, Isabeli Luize Lagemann, Rafaela Amanda Stevens Dutra, Stefhany Oliveira de Souza, Tuane Steinck Kohl e Victória Gattermann Prediger.

Alunos formando da EMEF Santo Antônio: Caroline Wahlbrinck, Cleiton Weirich, Eduardo Michels, Érick José da Rosa da Silva, Gabriel Godoy da Silva, Gean Carlos Weirich, Geiza Ribeiro Alves, Gustavo Schäfer, Isabella Laís Fassini Barili, Joseane Rodrigues Marco, Joselaine Rodrigues Marco, Júlia Locatelli Chesini, Letícia Benini Plácido, Myllena Rother, Pricilla Benini Engster
Rafaella Loss Favaretto, Rodrigo Lorenzo Mattei e Vanessa Haas Rabaioli
.

Prefeitura Municipal


Imigrante