O artesanato rural é uma arte que utiliza a matéria prima proveniente das propriedades rurais. As pinhas de pinus são bastante abundantes em nossa região devido aos cultivos comerciais existentes. No mês de novembro foram realizadas oficinas de confecção de artesanato de Natal utilizando as pinhas e produtos de reciclagem nos grupos de mulheres de Imigrante.
A extensionista rural Cristiane Dexheimer comenta que na região há muita oferta de pinhas de pinus, pois existem vários cultivos comerciais para venda da lenha e que produzem pinhas que podem ser utilizadas de diversas formas no artesanato. Um pé de pinus produz uma quantidade grande de pinhas e que podem ser utilizadas para embelezamento, principalmente para esta época de Natal.
O artesanato rural também é uma arte viva em constante transformação, que remete à memória ancestral no ato de transformar materiais disponíveis na propriedade em peças artesanais e com identidade regional. Os participantes das atividades de artesanato, além de aprenderem as técnicas, conhecem sobre sua origem, questões históricas e culturais, e como obter a matéria-prima na natureza de modo sustentável, podendo ser uma alternativa de renda , tanto comercializando individualmente quanto em grupo, de maneira organizada. Também comenta que a atividade teve o objetivo de treinar técnicas manuais e promover bem-estar das participantes, além do embelezamento do lar e preparo para o natal.
Imigrante