A Orquestra Municipal de Imigrante – OMI, com regência do Maestro Astor Jair Dalferth, está realizando uma série de apresentações referente a nova Turnê “Cidades Gaúchas”. No total serão 12 apresentações acústicas. As cidades de Taquari, Santa Cruz do Sul, Carlos Barbosa e Cruzeiro do Sul já receberam a Orquestra. As demais cidades a receberam os shows são Santa Clara do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado, Canela, Ivoti, Feliz e Nova Petrópolis.
Os shows de aproximadamente 60 minutos têm entrada gratuita e o grupo interpreta clássicos da música brasileira, mundial e do cinema. A Turnê “Cidades Gaúchas” é viabilizada pela Lei Rouanet, através do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura e tem patrocínio das empresas imigrantenses Metalúrgica Hassmann e Gota Limpa e da Syngenta Brasil.
A OMI iniciou suas atividades em março de 1993, numa iniciativa da Administração Municipal. A distribuição instrumental é de uma 'Big Band Standard', com naipes de saxofones, trompetes, trombones, apoiado rítmico e harmonicamente por teclado, bateria, percussão, guitarra e contrabaixo.
Seu repertório é constituído de temas da MPB, Jazz, música Latino-americana, cinema mundial, e folclore italiano e alemão. Desde 2004, juntamente ao trabalho musical, a orquestra mostra um trabalho de expressão corporal que estimula uma troca de energia e emoções com o seu público.
Atualmente recebe uma subvenção mensal da Prefeitura de Imigrante, visando amenizar os custos dos músicos e incentivá-los para novos desafios. A orquestra realiza ensaios semanais e seus músicos são formados pelas oficinas de música mantidas pela administração municipal.
Imigrante